Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Sustentabilidade entra na agenda prioritária dos cruzeiros marítimos

Painel sobre sustentabilidade, que acontece pela primeira vez no Fórum da Clia

Painel sobre sustentabilidade, que acontece pela primeira vez no Fórum da Clia

BRASÍLIA – Finalizando o dia de trabalho do 3° Fórum da Clia Brasil, na sede do Ministério do Turismo, o último painel abordou a sustentabilidade “Navios de Cruzeiros e o Meio Ambiente”. O assunto foi muito debatido ao longo de todo o dia e ficou claro que o meio ambiente e a sustentabilidade entraram de vez na pauta e nas prioridades da indústria de cruzeiros.

Para o painel participaram André Germanos, secretário de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente; Jennyfer Tsai, diretora de Infraestrutura da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp); Bud Darr, Relações Governamentais da MSC; e Viviane Barreiros, especialista da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A mediação do painel foi de Marco Ferraz. Para o presidente da Clia o assunto é uma das prioridades da entidade.

O tema é essencial para o sucesso da indústria e as companhias estão comprometidas a implementar normas para a preservação do meio ambiente, como o investimento em tecnologias de combustíveis limpos, reciclagem e tratamento de água e resíduos, que também fazem dos novos navios além de limpos, mais eficientes. “Esse painel foi pensado para falar como tratamos o meio ambiente e dos planos importantes de preservação no nosso setor. Levamos muito a sério o tema e é uma responsabilidade de nossos associados para cada vez ser melhor e mais sustentáveis”, disse.

Anvisa – “Vemos claramente que os cruzeiros estão se preparando relacionados a proteção do meio ambiente. A Anvisa tem um estrutura de correlação entre saúde – meio ambiente, que interfere dentro e fora do navio quando fazemos uma avaliação. Cobramos muito que as companhias façam gestão de seus resíduos, por exemplo, mas também com a cidade onde aporta”, disse Viviane.

MSC – “Quero quebrar alguns mitos aqui. É verdade sim que os cruzeiros são líderes em redução de carbono e eficiência energética. Os cruzeiros são líderes nos investimentos e na solidez na gestão de seus resíduos, na reciclagem, na inovação e em tudo que contribua para a preservação do meio ambiente. Vale lembrar também que os cruzeiros são os pioneiros em redução do desperdício de água tratada, e que agora esses sistemas estão disponíveis para outros setores. Tenho orgulho de ver tudo o que essa indústria está fazendo  a respeito do tema”, disse Bud.

Codesp – “Dos navios que estão chegando nos próximos anos, 60% deles estarão com sistemas de GLV e queremos ser pioneiros em catalizar investimentos para podermos oferecer esse tipo de combustível aos navios no futuro. Além disso, em conjunto com órgãos, estamos planejando neutralizar potenciais risco a saúde e ao meio ambiente, criar um plano de atendimento a emergências. Também temos no porto de Santos um sistema de saneamente e captação de água que abastece 25% da região. Vemos que os cruzeiros estão mesmo comprometidos com o meio ambiente e em relação os resíduos dos navios vemos uma destinação correta deles que é inclusive usado como parâmetro para implementar em outros portos”, disse Jennyfer.

O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa

Receba nossas newsletters