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Destinos

​El Salvador quer mais turistas da América do Sul em 2014

Na home: Giovanni Berti, Rina Ângulo Rojas e Jaime Miranda Flamenco. Acima, os três com Tasso Gadzanis

Na home: Giovanni Berti, Rina Ângulo Rojas e Jaime Miranda Flamenco. Acima, os três com Tasso Gadzanis


Com o foco dos trabalhos no Brasil, uma comitiva de El Salvador chegou ao país para promover o Turismo junto a entidades, companhias aéreas, operadores e agentes de viagens na capital paulista. Liderados pelo ministro das Relações Exteriores, Jaime Miranda Flamenco, o grupo conta ainda com a presença da embaixadora da República de El Salvador, Rina Ângulo Rojas, do diretor executivo da Agência de Promoção, Exportação e Investimentos (Proesa), Giovanni Berti e Tasso Gadzanis, representante oficial do Turismo no Brasil.

Segundo Miranda, o Brasil é o país que mais cresce na América do Sul e aos olhos mundiais é um grande exportador de turistas. “Queremos incrementar o número de visitantes em El Salvador, principalmente de brasileiros”, disse ao M&E. Atualmente, o Brasil envia cerca de 4,5 turistas por ano ao destino. “Hoje recebemos aproximadamente 29 mil turistas dos principais mercados da América do Sul”, disse Giovanni Berti, da Proesa.  A Colômbia lidera o ranking com emissão de cerca de 15 mil visitantes, seguidos por Brasil e Peru (4,5 mil cada um) e Argentina (3,5 mil).

A meta para 2014, segundo Miranda, é superar os números dos últimos três anos quando o país cresceu em 3,5% em desembarques chegando a 1,6 milhões de turistas internacionais. “Vamos trabalhar no mercado brasileiro para ampliar esses números. Para este ano [2013] devemos fechar com cerca de 1,9 milhões de visitantes”, disse Berti. O turismo hoje representa 3,5% do PIB em El Salvador. O segmento de serviços detém 60%, seguido pela indústria com 10% e agricultora/agronegócios com 6,5%.

Capacitações – Mirante e Berti relacionaram ao M&E os principais atrativos turísticos de El Salvador que hoje, se divide em Turismo de Negócios, Lazer (com grande potencial para praias), Montanha – que diversifica a oferta pelos atrativos vulcânicos, Cultura, Religioso e Compras. “Vamos focar nestes segmentos, mas à principio mostrar aos Brasileiros que não precisam ir a Miami para realizar compras com preços competitivos”, disse Gadzanis.

As capacitações ainda não tem data de início, mas o foco estará na Cidade de São Paulo e Interior, mercados segundo Tasso Gadzanis, potenciais no país. “Depois de atingir estas localidades vamos partir para Belo Horizonte e Rio de Janeiro”, disse. Segundo ele a meta á atingir 500 pontos de capacitações até o final de 2014.

Luciano Palumbo

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