Com objetivo de mapear o mercado brasileiro e a partir disso criar novos produtos, o Turismo de Barcelona e a Turismo da Catalunha se uniram para uma série de visitas as agências e operadoras de São Paulo. Segundo Mateo Asensio, responsável pela Promoção e Comercialização de Barcelona, a expectativa para o ano de 2014 não era positiva, mas o resultado tem se mostrado contrário. “Estamos muito felizes, pois mesmo sendo um ano atípico conseguimos incrementar o volume de turistas brasileiros no destino”, disse.
Para ele, o Brasil é um importante mercado e com um perfil plural de turistas, que figura no ranking dos que mais gastam em cartões de crédito em Barcelona. “O mercado brasileiro tem crescido, as conexões de Barcelona são boas o que nos torna porta de entrada para a Europa, com conexões inclusive até a Ásia”, comentou. Além disso, o porto da cidade é um dos principais para embarque em cruzeiros marítimos.
De acordo com Asensio, a sinergia com a região da Catalunha é grande e por isso eles estão fazendo a promoção juntos. “Barcelona é a porta de entrada, mas a Catalunha oferece opções que diversificam e complementam a viagem dos brasileiros”, explicou. Joan Romero, diretor da América do Sul da Agência Catalã de Turismo, reafirma a sinergia e a parceria dos destinos. Por enquanto a visita ficou apenas em São Paulo, mas o objetivo é levar a divulgação para outros mercados como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e ainda expandir mais outros.
Catalunha e Braztoa – Em maio deste ano, o Turismo da Catalunha levou um grupo de operadores Braztoa para conhecer a região e Barcelona. Dessa viagem de conhecimento formou-se um pool de vendas, que agora esta criando seis novos pacotes para comercialização com foco nos segmentos de esqui, golfe, enogastronomia, cultura e grandes eventos. Segundo Joan Romero, a experiência foi produtiva e os pacotes já estão quase prontos. “O objetivo era termos produtos já formatados para Turismo Week ainda em 2014, mas devido a Copa e as Eleições isso atrasou um pouco. Mas nossa meta é termos em 2015 uma Turismo Week dedicada ao destino”, afirmou.