Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Cachoeira revive tradições no São João e vira capital da Bahia por um dia

A cidade de Cachoeira; distante 110 quilômetros de Salvador; conhecida por integrar o Circuito Religioso e as comunidades remanescentes dos quilombos – como a Irmandade da Boa Morte – reviveu hoje suas tradições. A principal delas é ostentar o título de capital da Bahia por um dia; num reconhecimento à luta pela independência do Brasil.

Durante todo o dia houve desfiles; intercalados pelo clima de festa junino e encerrado com um show do grupo Calcinha Preta que reuniu na cidade mais de 100 mil pessoas. Cachoeira com apenas 34 mil habitantes conta; segundo o secretário de Turismo e Cultura; Lourival Trindade com 500 terreiros de candomblé e nesta época do ano recebe uma verdadeira romaria de visitantes.

“Temos apenas 400 leitos na região e usamos as casas dos moradores para receberem os visitantes. No dia 25 é tradição haver manifestações da Irmandade da Boa Morte que surgiu dos descendentes de escravos e mantem as tradições até os dias atuais”.

Na Casa do Samba; D. Dalva de Freitas; que integra a Irmandade faz questão de receber os visitantes com o tradicional prato típico regional a base de maniçoba com farinha.

A cidade considerada Patrimônio e Monumento Nacional tem um rico acervo de um casario colonial. As ruas ganham um colorido especial e o clima de festa durante seis dias é permanente. Em agosto acontece a festa maior da Irmandade.

Receba nossas newsletters