Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Cave em túnel ferroviário, um destino diferenciado no Paraná; veja fotos

Entrada da cave Cave em túnel ferroviário, um destino diferenciado no Paraná; veja fotos

Entrada do túnel ferroviário desativado e transformado em cave

Novas descobertas e experiências únicas associadas a histórias bem contadas e vivenciadas. O turismo é assim, seja em destinos distantes ou quase na esquina de casa, tudo é relativo, acontece. Neste caso, o marketing da marca, ou melhor, o boca a boca foi fundamental para passar adiante o inusitado de um roteiro enogastronômico que, desde sua abertura, em 2015, já conquistou mais de 90 mil amantes da boa cozinha e dos melhores espumantes brasileiros elaborados artesanalmente.

Veja mais fotos na galeria abaixo

Trata-se da Cave Colinas de Pedra e seu túnel ferroviário desativado, reconhecido pela UNESCO como o único lugar no mundo a abrigar uma adega natural para o envelhecimento de vinho espumante. E este é o mais relevante e curioso diferencial do destino, e por que não, também histórico.

O túnel datado de 1883 no município de Piraquara, conhecido como terra dos mananciais e nascentes do rio Iguaçu, está a 30 km de Curitiba. Na Serra do Mar, boa parte dos 45 hectares de área onde está a Cave, em meio à Mata Atlântica, são tombados como Patrimônio Natural.

Ari Portugal confere a levadura nas garrafas de espumante Cave em túnel ferroviário, um destino diferenciado no Paraná; veja fotos

Ari Portugal confere a levedura nas garrafas de espumante

Com 429 metros de extensão, 5m de altura e 3,5m de largura, o túnel é um frigorífico natural com temperatura constante de 16°C no inverno e, no máximo, até 17°C, no verão, ideal para a maturação e processos finais de vinhos espumantes dentro de um túnel.

“A sorte foi lançada naquela oportunidade e o sucesso, passados 9 anos de aprendizado, parcerias, dedicação e muito trabalho, foi tanto que a Cave Colinas de Pedra hoje é referência no mercado de espumantes”, conta o aposentado Ari Portugal, idealizador do projeto, que inicialmente seria uma pousada ecológica naquela área. Aliás, o sonho da pousada começa a se tornar realidade também. Ainda neste semestre, será aberta o primeiro loft suíte da Colinas de Pedra.

Em 2000, depois de adquirir a estação, o túnel e uma litorina sucateada da extinta Rede Ferroviária Federal para integrar o projeto da então futura pousada – na época Portugal desconhecia e nem sonhava entrar na atividade de produção de espumantes, Portugal não imaginava o que viria pela frente.

Meio que por sorte do destino, o empresário conheceu as pessoas certas, no momento certo, adiou o planejamento de pousada e tocou seu novo projeto: a cave. “Piraquara tinha uma adega natural na mão. Experimentos, estudos, muitos cálculos e comprovação mostraram que fechando as pontas do túnel conseguíamos manter a frescura perfeita para a maturação de espumantes”, conta Portugal.

Espumentes com mais de 10 anos de maturacao Cave em túnel ferroviário, um destino diferenciado no Paraná; veja fotos

Espumantes com mais de 10 anos de maturação

Cave – A primeira fase de elaboração do espumante Tunnel é feita pela vinícola brasileira Cave Geisse, localizada em Pinto Bandeira/RS. A Cave Colinas de Pedra faz a guarda, maturação e processos finais do espumante, que compreende a rèmuage, dégorgoment, adição de licor, rolha, gaiola e rotulagem.

Para acessar a cave, uma curta caminhada de 154 metros por dentro do túnel. Nesse local, com capacidade de armazenamento de 50 mil garrafas – atualmente são 21 mil –, mais 1 milhão na cave reserva, a bebida permanece, no mínimo por dois anos, período em que o espumante ganha complexidade.

Na cave, os visitantes, não mais que 30 por turno, uma breve história do espaço, dos projetos desenvolvidos para a adequação, iluminação e decoração do túnel ferroviário, além da produção do Tunnel narrada por Ari Portugal entre uma taça e outra na degustação dos espumantes ali maturados é um capítulo à parte.

Emoldurado por pedras centenárias, o silêncio absoluto 120 metros abaixo da mata atlântica somente é quebrado pelo barulho da água que corre da Serra do Mar pelo fundo do piso por alguns trechos do túnel. As nuances de sons fazem desse espaço um lugar mágico.     E Portugal comanda bem o espetáculo ao pedir aos visitantes 15 segundos de silêncio. Nada como sentir a magia e a atmosfera desse túnel que, para alguns, pode ser do tempo ou de um encantamento caprichoso e mais que real. 

Vagao de litorina fabricado na PhiladelphiaUSA na decada de 60 totalmente restaurado 1 Cave em túnel ferroviário, um destino diferenciado no Paraná; veja fotos

Vagão de litorina, fabricado na Philadelphia/USA, na década de 60, totalmente restaurado

Restaurante – Comandado pelo casal Portugal, Ari e Rosi, o restaurante funciona somente nos finais de semana – sábado e domingo – para o público, mas também pode ser utilizado durante a semana para encontros empresariais, como eventos já realizados para a Louis Vuitton e Tiffany, por exemplo. Aqui, o cardápio trabalha com cozinha gourmet, incluindo o tradicional barreado, moqueca e ceviche, além de uma variedade de pequenas porções de delícias preparadas pela chef Rosi. Tudo acompanhado por espumantes Tunnel e vinhos Carménère Gran Reserva, Carbenet Sauvignon Gran Reserva e variações da Vinícola Mario Geisse. Outro espaço gastronômico da Colinas de Pedra é o Vagão Gourmet, onde servidos diversos tipos de chás, cafés, espumantes e chocolates quentes.

“Somos uma empresa diferente, familiar, do ramo de vinhos e espumantes, alta gastronomia e muita história. Somos simplesmente chiques. Trabalhamos com dois funcionários amigos e, no final de semana nossos vizinhos produtores, sem experiência formal, se juntam para tratar com muita gentileza e educação nossos visitantes”, finaliza Ari Portugal, dentro do compromisso ESG da Cave Colinas de Pedra.

Espumantes Tunnel – Produtos elaborados pelo método de Champenoise nas variações Nature, Brut, Extra Brut e Brut Rosé, a partir de vinhos base Chardonnay (80%) e Pinot Noir (20%), de paladar encorpado e acidez equilibrada.

Reconhecimento nacional e internacional – O projeto de cave em túnel ferroviário foi apresentado em setembro de 2012, no II Congresso Latino-Americano de Enoturismo, em Bento Gonçalves/RS, onde foi informalmente eleito “case inédito” do congresso.

Em outubro de 2013, o projeto foi apresentado no Rencontres du Clos-Vougeot, em Dijon, na França, depois de pré-avaliação feita por pesquisadores da Chaire UNESCO Culture et Traditions du Vin, que reconheceram não só as condições ideais e únicas no mundo desse espaço (o túnel) natural para a maturação de espumantes, mas, também pela preservação da área de mata atlântica em seu entorno, da arquitetura e história patrimonial.

“Vale ressaltar que a Cave Colinas de Pedra está inserida dentro de uma área histórica aqui em Piraquara e, tivemos a sorte e o prazer de dar um fim nobre para esse patrimônio histórico-cultural que inclui a centenária estrada de ferro Curitiba/Paranaguá”, lembra, orgulhoso, Ari Portugal.

Como conhecer a cave – Para conhecer esse paraíso é necessário fazer reserva antecipada pelo site Colinas de Pedra https://cavecolinasdepedra.com.br/ ou Whatsapp 4199667-5000. O pacote completo inclui almoço gourmet e visita guiada à cave com degustação de espumantes. Preço por pessoa: R$290,00.

GALERIA:

Fotos: Rafael Torres/M&E

Receba nossas newsletters