Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política / Serviços

Com carinho e homenagens, trade se despede de Eduardo Sanovicz

Eduardo Sanovicz entra para a historia do Turismo Com carinho e homenagens, trade se despede de Eduardo Sanovicz

Eduardo Sanovicz faleceu aos 63 anos (Arquivo/M&E)

O trade turístico brasileiro está de luto pelo falecimento de Eduardo Sanovicz, neste sábado (2), aos 63 anos. Ao longo do dia, uma série de homenagens foram, são e serão feitas a um dos maiores nomes da história da aviação e do Turismo brasileiro. O M&E, por exemplo, reuniu mais de 100 fotos marcantes de Eduardo Sanovicz ao lado dos amigos que fez pelo caminho que percorreu. Abaixo é possível ver alguns depoimentos que já tivemos acesso que lamentam a sua partida.

“Edu foi para seu Céu e descanso merecido deixando exemplos e muita gente que lhe gosta. Aqui deixou uma obra linda com a paixão que tinha pelas causas que abraçou, realizações e muitos admiradores. Na Prefeitura de Santos, no SPCVB, no Anhembi, na Embratur, na Universidade, na Abear, nos Conselhos e entidades que integrava sempre participativo…Foi presença. Sua luta desde 2002 foi heróica e própria de quem sempre venceu adversidades lutou, acreditou. Tivemos como companheiros do turismo nossas divergências de trabalho e opiniões mas todas em torno do que seria o melhor para o setor. Há 12 anos na Band e ele na Abear, Academia Brasileira de Eventos e SPCVB pudemos estar mais próximos. Suas entrevistas sempre ponderadas e profissionais eram sua marca. Ajudou demais São Paulo e o Brasil. Querido por todos foi para sua Santos e seu mar, onde o conheci nos anos 80 com David Capistrano. Sentimentos à sua família querida e a certeza de que sua passagem deixará saudades e só boas lembranças. Pelo que aqui fez, pelas causas e ideais que abraçou e pelas amizades e pontes que construiu. Merece seu descanso e um mar e um Céu azul e de paz” – Caio Luiz de Carvalho, ex-ministro do Turismo.

“Vida intensa, realizações muitas, sempre cercado por amigos, uma pessoa inspiradora e inesquecivelmente generosa. Deixa muita saudade e a certeza de que precisamos seguir em busca de um mundo melhor. Siga em paz, querido Edu. Obrigada por tudo, obrigada por tanto” – Jaqueline Gil, diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur.

“Sua capacidade e persistência fortaleceram a aviação do país e já deixaram este transporte mais inclusivo e presente em todo o território nacional. Parte um amigo nos braços da família e na cidade de Santos, que tanto amava” – Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos.

“Nossos mais sinceros sentimentos a família do Edu, ele vai deixar um grande vazio no nosso coração. Que em paz descanse o nosso amigo e mestre Eduardo” – Rosa Masgrau, vice-presidente do MERCADO & EVENTOS.

“Eduardo Sanovicz marcou o Turismo com sua trajetória. Seu profissionalismo, amizade e gentileza sempre permearam as nossas relações. Como especialista no desenvolvimento deste mercado, Eduardo ensinou, compartilhou e construiu uma vida moldada pelo amor ao setor, cheia de realizações. Nunca negou compartilhar seu conhecimento e cercou-se de sucessos e conquistas, mesmo em momentos que exigiram maior resiliência. Suas contribuições ultrapassam o âmbito pessoal e integralizam suas diversas atuações em entidades dos setores público e privado. Seu legado social, acadêmico, político e setorial jamais será esquecido” – Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional).

“Edu foi um combatente determinado, competente e cumpriu com rara propriedade seu papel neste plano terreno, tivemos o privilégio de conviver com ele, sentimentos à família com um abraço fraterno e sincero” – Adenauer Goes, titular da Cadeira 34 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, ex-secretário de Turismo do Pará, ex-presidente da Paratur.

“Um homem de grande inteligência, presteza, e simplicidade. Vou guardar as bons encontros, orientações, e simpatia. Você é exemplo de pessoa do bem, de um ser humano que sempre buscou fazer o melhor. Obrigado, Eduardo Sanovicz” – Saulo Santos, secretário de Turismo de São Luís.

“Sanovicz foi um grande amigo, um grande profissional e um grande homem” – Vinicius Lummertz, chairman do Grupo Wish.

“Meus sentimentos a sua família querida e amigos. Eduardo foi um ilustre. O turismo de São Paulo e nacional se lembrarão sempre dele com respeito” – Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo.

“Um líder raro. O turismo agradece por tudo e por tanto” – Gisele Lima, diretora da Promo Marketing Inteligente.

“O turismo perde um grande ícone. Meus sentimentos a família e amigos. Que Deus conforte a todos” – Bob Santos, ex-secretário do Ministério do Turismo.

“Grande Edu. Querido Edu. Parceiro importante em momentos decisivos. Sábias palavras. Aguda compreensão dos desafios de país. Eternamente grato. Nunca esqueço das fotos de aeroportos em sua capacidade máxima fluindo com voos cheios de turistas que celebravam a Copa. Certamente os mais longos line ups da aviação aérea nacional. Sua liderança é legado de afetos é exemplo para gerações. Nos vemos lá em cima algum dia” – Vinicius Lages, ex-ministro do Turismo, hoje no Sebrae.

“Muito triste, uma grande perda. O Turismo brasileiro está de luto. Meus sentimentos aos familiares do Edu e sua legião de amigos e colaboradores. Sua estrela hoje brilha no céu” – Marco Lomanto, ex-diretor de Produtos e Destinos da Embratur.

“Edu, um verdadeiro guerreiro, um líder inspirador, cumpriu a sua missão entre nós, deixando um grande legado e ótimas lembranças. Meus sinceros sentimentos a toda família” – Luciane Leite, secretária executiva de Turismo de São Paulo.

Essa notícia é uma perda muito grande para o nosso setor. Eduardo trabalhou incansavelmente para promover e incentivar o Brasil como um destino turístico. Sua visão estratégica e o compromisso com o crescimento nacional fortaleceu a nossa indústria. Neste momento de tristeza e luto, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas desse empresário. Sua ausência será profundamente sentida por todos que tivemos a oportunidade de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado”Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da Alagev.

“Meus sentimentos e força a familia. Uma grande pessoa que vai fazer falta” – Adonai Arruda Filho, diretor da BWT Operadora.

“Brasil perde uma de suas joias raras, um amigo insubstituível, um homem honrado, competente, sonhador…e Santos se despede de um dos seus pródigos filhos. Vá em paz irmão, jamais deixarei de te admirar, respeitar e, em especial, te amar” – Benedito Furtado, vereador da Câmara Municipal de Santos.

“Descanse em Paz, Edu. Meus sentimentos a Família e Amigos, que Deus conforte a todos nesse momento tão difícil” – Ana Maria Costa, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte.

“Sentimentos a todos os familiares”Fabiano Camargo, presidente do Conselho da Braztoa.

“Querido Eduardo, que sua passagem seja de paz e luz. Tenha a certeza que levaremos conosco seus ensinamentos e sua motivação! Uma abraço de conforto a familia” – Tatiana Turra, presidente do Instituto de Curitiba.

“Um dos maiores profissionais do nosso Turismo. Uma das minhas referências. Vá em paz amigo Edu. Continue nos iluminando com sua sabedoria e lucidez” – Bruno Wendling, presidente do Fundtur-MS.

“A Latam recebe com muita tristeza a notícia do falecimento de Eduardo Sanovicz, fundador da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Hoje, a aviação e o turismo perdem um líder que sempre buscou o desenvolvimento do Brasil. A Latam presta condolências a todos os familiares e amigos neste momento de luto” – Grupo Latam Airlines.

Receba nossas newsletters