Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política / Serviços

Falece Eduardo Sanovicz, um dos maiores nomes da história do Turismo; veja momentos marcantes

Eduardo Sanovicz Abear Eric Ribeiro Falece Eduardo Sanovicz, um dos maiores nomes da história do Turismo; veja momentos marcantes

Eduardo Sanovicz nos deixa aos 63 anos de idade (Eric Ribeiro/M&E)

O Turismo brasileiro se despede neste sábado (2) de um dos maiores ícones da nossa história: Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embratur e ex-presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Um dos maiores experts em Turismo e aviação faleceu, em Santos (SP) onde residia, aos 63 anos, rodeado por toda a sua família, após uma dura batalha contra o câncer. Ele deixa a esposa Beth, além dos filhos Artur, Carolina, Gabriela e Mariana, e de sua mãe, Diva.

Veja abaixo a saudosa galeria com mais de 100 fotos

O M&E lamenta profundamente o falecimento de Eduardo Sanovicz, fundamental para o sucesso do próprio veículo e de todo setor. Mas, o que podemos falar de Sanovicz? Aqui na redação do M&E só conseguimos lembrar dos grandes ensinamentos, do carinho, da inteligência e da sagacidade de um profissional que era capaz de entender e se fazer entendido de uma maneira clara e simples. São incontáveis histórias, entrevistas, fatos e fotos que ficam na história.

Roy Taylor e Rosa Masgrau do ME com Eduardo Sanovicz e Toni Sando Falece Eduardo Sanovicz, um dos maiores nomes da história do Turismo; veja momentos marcantes

Eduardo Sanovicz, na WTM-LA, uma de suas últimas aparições públicas, ao lado de Roy Taylor, Rosa Masgrau e Toni Sando (Eric Ribeiro/M&E)

Na visão do nosso presidente e CEO, Roy Taylor, o querido Eduardo Sanovicz foi fundamental para o desenvolvimento do próprio M&E. Foi ainda na época da Folha do Turismo que Sanovicz decidiu apostar todas as suas fichas no sucesso do nosso projeto. Se não fosse uma única dica dele de fazer com que nosso jornal deixasse de ser impresso em folha de jornal para ser impresso em papel couchê, nem do seu apoio incondicional durante todo esse tempo, temos certeza de que o M&E não seria o que é hoje!

É com pesar e gratidão que o Turismo se despede de Eduardo Sanovicz, um líder para seus colaboradores, inspiração para alunos e colegas de profissão e um ator importantíssimo para mudanças efetivas e duradouras no setor. Se a aviação comercial é o que é hoje, senhoras e senhores, pode ter certeza que tem muitas mãos do Eduardo Sanovicz. Brigava pelo setor com todas as unhas e dentes, sempre colocando a mão na massa para mostrar a realidade do nosso turismo.

Rosa Masgrau comemorando seu aniversario na Fitur em Madri Falece Eduardo Sanovicz, um dos maiores nomes da história do Turismo; veja momentos marcantes

Eduardo Sanovicz (esquerda) comemorando o aniversário de Rosa Masgrau, vice-presidente do M&E, na Fitur Madri 2004 (Arquivo/M&E)

Eduardo Sanovicz sempre colecionou prêmios, homenagens e medalhas. Em agosto, recebeu uma homenagem da Embratur por toda a sua contribuição histórica. Foi presidente da entidade de 2003 a 2006. No mesmo mês, Eduardo Sanovicz recebeu o troféu de “Embaixador de São Paulo”, concedido a personalidades que contribuem para o fomento do turismo. Em maio, foi merecidamente homenageado pela Câmara Municipal de Santos.

Em abril, a Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skål Internacional, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, realizou uma homenagem a Eduardo Sanovicz, até então presidente da Abear, durante seu evento Bem-Receber no restaurante Daily, durante a WTM-LA. A homenagem foi promovida em decorrência da contribuição do executivo no fomento do turismo nacional, o que inegável para todos nós.

PERSONALIDADE DO TURISMO – Eduardo Sanovicz foi Personalidade do Turismo por três vezes, a primeira em 2009, passando a fazer parte da galeria eterna das Grandes Personalidades do Turismo, criado pelo MERCADO & EVENTOS no começo do século. Na galeria de fotos abaixo, estão momentos marcantes dos prêmios que acumulou ao longo do anos.

Grandes feitos no Turismo

Eduardo Sanovicz entra para a historia do Turismo Falece Eduardo Sanovicz, um dos maiores nomes da história do Turismo; veja momentos marcantes

Eduardo Sanovicz, eterno presidente da Abear (Arquivo/M&E)

Formado História e Mestre Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Eduardo Sanovicz conciliou anos de atuação dedicado ao Turismo, dentro e fora da sala de aula. Na USP, foi professor do curso de Turismo e no Trade, tem no currículo grandes feitos no São Paulo Convention & Visitors Bureau, entidade cuja atuação se estendeu de 1993 a 2000, consolidando a Room Tax, o Plano de Promoção e Marketing para a cidade e o Programa de Captação de Eventos Internacionais.

Sanovicz foi Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo entre os anos de 2001 e 2003, onde foi contemplado com o Grand Prix Prêmio Caio 2002. Na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), por sua vez, implementou o Plano Aquarela e criou a Marca Brasil, que alavancaram o país no Turismo internacional.

Também se somam aos feitos de Eduardo, o estabelecimento dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBT) nos principais mercados do exterior e a dedicação de um orçamento com foco na participação da Embratur em feiras internacionais para promover o país.

Eduardo Sanovicz e Paulo Gaudenzi Falece Eduardo Sanovicz, um dos maiores nomes da história do Turismo; veja momentos marcantes

Os saudosos Eduardo Sanovicz e Paulo Gaudenzi. Dois ícones do Turismo que nos fazem muita falta (Arquivo/M&E)

O currículo de Eduardo ainda consta a participação na fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, em que ocupou a cadeira número 12. Na instituição, também atuou como Suplente do Conselho Fiscal da primeira diretoria da instituição, membro do Conselho Fiscal por duas gestões (2014-2016, 2018-2020 e 2020-2022) e Presidente do Conselho Fiscal na gestão de José Wagner Ferreira (2012/2014).

No setor de eventos, foi diretor da empresa Reed Exhibitions Alcantara Machado (RX), no entanto, foi na aviação em que passou a maior parte de sua carreira profissional. À frente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, o ex-presidente da entidade viu e auxiliou na transformação do setor aéreo de 2012 a junho de 2023. No interim, viu e celebrou o crescimento da malha aérea e do volume de turistas nacionais e internacionais movimentando as operações dos aeroportos, bem como junto de sua equipe, traçou planos e estratégias para garantir o funcionamento saudável do setor durante a pandemia de Covid-19 (2020-2023).

GALERIA:

Colaborou: Ana Azevedo

Fotos: Arquivo/M&E

Receba nossas newsletters