Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Consulado dos EUA em SP está realizando 3 mil entrevistas e emitindo até 4 mil vistos por dia

IMG 6821 Consulado dos EUA em SP está realizando 3 mil entrevistas e emitindo até 4 mil vistos por dia

Robin Busse, Chefe do Setor de Vistos do Consulado dos EUA em São Paulo

SÃO PAULO – Mais de 1 milhão de vistos foram emitidos pelos Consulados e pela Embaixada dos EUA no Brasil em 2023, um verdadeiro recorde. E em 2024, este número deve ser ainda maior. Apenas no primeiro trimestre de 2024, o crescimento no número de documentos emitidos foi de 20%, como já vimos aqui no M&E. E nesta sexta-feira (19), o Chefe do Setor de Vistos do Consulado dos EUA em São Paulo, Robin Busse, deu mais detalhes sobre o processo de vistos na capital.

“Estamos recebendo entre 2,8 e 3 mil pessoas agendadas por dia, isso sem falar nas pessoas que estão renovando os vistos. E esse número só vai aumentar. Estamos com a delegação completa, composta por 33 pessoas prontas para realizar entrevistas. Tanto é que expedimos no ano passado mais de 520 mil vistos apenas em São Paulo, sendo 1,13 milhão em todo o país”, disse Robin, que também comemorou sobre a redução do tempo de espera.

“Estamos recebendo entr 2,8 e 3 mil pessoas agendadas por dia, isso sem falar nas pessoas que estão renovando os vistos. E esse número só vai aumentar. Estamos com a delegação completa, composta por 33 pessoas prontas para realizar entrevistas. Tanto é que expedimos no ano passado mais de 520 mil vistos apenas em São Paulo, sendo 1,13 milhão em todo o país”

Se em junho do ano passado, o tempo de espera chegava a 600 dias, hoje, menos de um ano depois, o tempo de espera chega a 130 dias em São Paulo. No começo do mês, quando as vagas são sempre liberadas para o mês seguinte, esse tempo de espera pode chegar a 40 dias em São Paulo. “Em outras partes do Brasil, o tempo de espera é muito menor. Hoje, em Brasília, o tempo de espera é de apenas 14 dias, no Rio, de 60 dias, em Porto Alegre, 40 dias”, disse Robin.

Segundo ele, há uma luz no fim do túnel. “Esperamos ter diminuído por completo este tempo até o fim do ano. Estamos trabalhando para aumentar o número de vistos expedidos e de pessoas trabalhando em nossos Consulados. Desde setembro do ano passado, estamos trabalhando em dois turnos, pela manhã e pela tarde, e isso está funcionando muito bem já que nos permitiu aumentar o número de pessoas atendidas por dia na nossa seção”, finalizou o chefe da Setor de Vistos do Consulado dos EUA em SP.

Receba nossas newsletters