O Portal de Dados da Embratur passa a contar com um novo painel com informações mais abrangentes sobre a entrada de turistas internacionais no país. São números coletados da plataforma ForwardKeys voltados para visitantes que chegam ao Brasil por via aérea. A nova ferramenta disponibiliza levantamentos, com filtros por estado, que informam a antecedência de compra de passagens, a motivação das viagens, o tempo de permanência, portões de entrada e número de conexões até o destino final.
“É papel da Embratur desenvolver e incentivar o uso de inteligência de mercado para que os gestores públicos e privados possam planejar suas ações com mais eficiência. São dados que permitem captarmos tendências e entender melhor nossos gargalos e o comportamento do turista internacional desde a compra, o tempo de permanência, onde ele visitou e o motivo da viagem. Tivemos R$ 24,6 bilhões deixados na economia brasileira pelo turismo internacional de janeiro a setembro deste ano, e esse número crescerá à medida que formos mais competitivos internacionalmente”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Os números disponíveis no novo painel são relativos a 2022 e os primeiros seis meses de 2023. A atualização dos números será semestral e os dados completos deste ano estarão disponíveis no Portal de Dados da Embratur em janeiro de 2024. A Agência também planeja incluir novas variáveis no painel, como a estimativa de participação de mercado nos gastos de turistas em cada estado do país.