Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Embratur promove o Roadshow Visit Brasil em cinco países da América do Sul

roadshow america do sul fevereiro 2024 Embratur promove o Roadshow Visit Brasil em cinco países da América do Sul

Roadshow Visit Brasil passará por Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia) (Divulgação)

A Embratur irá promover o primeiro Roadshow Visit Brasil de 2024 em cinco cidades da América do Sul, desta segunda-feira (19) até 27 de fevereiro. Em Montevidéu, Buenos Aires, Santiago, Lima e Bogotá, os operadores de turismo do Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia poderão explorar e descobrir a variedade de destinos e experiências que o Brasil tem a oferecer.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esse roadshow tem o objetivo de fortalecer a presença e a imagem do Brasil como um destino turístico atrativo para os nossos vizinhos, além de estabelecer e consolidar parcerias estratégicas que irão beneficiar a promoção e o fluxo de turistas para o país.

“Nossos vizinhos da América do Sul, pela proximidade geográfica e cultural, são quem têm maior facilidade para acessar a diversidade dos nossos destinos. Por isso, estamos trabalhando muito para ampliar a conectividade aérea e fortalecer as rotas terrestres, trazendo esses turistas para desfrutar tudo que o Brasil tem de bom para oferecer”, observou Freixo.

A América do Sul é um dos mercados mais importantes para o Brasil. Só em 2023, foram 3.492.304 de turistas do continente, o que representa 59% do total de estrangeiros viajando para o país no mesmo ano (5.908.341 de visitantes). Esses turistas contam com 2.768 voos para cá, operados por 17 companhias aéreas.

Os países por onde o Roadshow Visit Brasil vai passar estão entre os mais estratégicos para a promoção internacional dos destinos brasileiros. Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia representam 82% dos turistas da América do Sul, totalizando 2.893.035 pessoas visitando o Brasil. Foram 2.552 voos operados por 14 companhias aéreas, o que representa 92,2% dos voos originários do continente e 47,3% do total geral.

Argentina, Chile e Uruguai ocupam as cinco primeiras posições no ranking de entradas no país em 2023. Para eles, o evento visa reforçar a promoção de destinos de sol e praia, posicionando os resorts brasileiros como uma alternativa ao Caribe. A estratégia é também a de apresentar a diversidade de experiências de natureza e cultura que o Brasil tem a oferecer. Já para Colômbia e Peru, o objetivo é promover destinos de sol e praia em locais onde a cultura também é um atrativo relevante.

Destinos presentes

Onze destinos brasileiros estarão juntos com a Embratur neste Roadshow. Estados como Ceará, São Paulo, Goiás, Belo Horizonte, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraná e municípios como Salvador, Foz do Iguaçu e São Luís irão apresentar o que têm de melhor para oferecer aos turistas sul-americanos.

“Estamos entusiasmados com a oportunidade de atrair mais turistas internacionais a curto prazo e de iniciar parcerias com operadores, reforçando assim o nosso posicionamento como um destino turístico de excelência”, afirmou Bruno Reis, gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur.

Logo no início do evento, os operadores de turismo terão a experiência de conhecer, por meio de óculos de realidade virtual, um pouco da Amazônia brasileira através de uma filmagem em 360˚ da região do Rio Tapajós. A experiência no evento inclui ainda atrações culturais, música ao vivo, coquetel e sorteios. A iniciativa é uma parceria entre a Embratur e o Sebrae e conta com o apoio do Ministério do Turismo, Ministério das Relações Exteriores e representações diplomáticas no exterior.

  • Montevidéu, Uruguai: 19 de fevereiro
  • Buenos Aires, Argentina: 20 de fevereiro
  • Santiago, Chile: 22 de fevereiro
  • Lima, Peru: 26 de fevereiro
  • Bogotá, Colômbia: 27 de fevereiro
Receba nossas newsletters