Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Festivais gastronômicos movimentam a Bahia pelos próximos três meses

IMG 20230802 WA0007 Festivais gastronômicos movimentam a Bahia pelos próximos três meses

Arte culinária da gastronomia ganha destaque em festivais que celebram os sabores e tradições regionais (Divulgação)

Na Bahia, a arte culinária da gastronomia ganha destaque em festivais que celebram os sabores e tradições regionais. De julho a outubro, três festivais gastronômicos prometem agitar o estado: o Festival Delícias de Jacobina, o Festival Sabores de Eunápolis e o Festival Gastronômico e Cultural do Prado.

Cada um desses eventos traz uma proposta única, envolvendo desde a valorização da culinária de raiz até uma celebração multissensorial. Por meio desses festivais, a Bahia reafirma sua posição como um verdadeiro paraíso gastronômico, onde a comida é um convite para explorar a cultura, os sabores e as tradições que encantam os visitantes.

Os eventos são oportunidades de conhecer e apreciar pratos deliciosos, além de desfrutar de uma programação cultural diversificada. O Festival Delícias de Jacobina está de volta neste mês de agosto. O evento, realizado pelo Sebrae e Prefeitura de Jacobina, acontecerá entre os dias 12 e 27 com o tema “Culinária de Raiz”. O objetivo é destacar, nos pratos dos participantes, o uso do aipim e outras raízes cultivadas pela agricultura familiar regional.

Na segunda edição do festival, os estabelecimentos puderam se inscrever em até duas das cinco categorias: Prato Principal, Comida de Boteco, Lanche, Sobremesa e Drinks. Além da degustação dos pratos, haverá uma série de ações paralelas, como Cozinha Show, Cozinha Kids, Desafio Gastronômico e exibição de artistas locais.

O Festival Delícias de Jacobina busca fortalecer o setor gastronômico da cidade, dando maior visibilidade ao empreendedorismo local, além de incentivar a economia e o turismo da região. No ano anterior, 100% dos estabelecimentos participantes relataram satisfação com o evento, que impulsionou as vendas em até 25%.

Em setembro, o 4º Festival Sabores de Eunápolis: Sabores da Terra na Bahia acontece de 25 de agosto a 12 de setembro, em Eunápolis. Serão cinco categorias, incluindo Prato Principal, Comida de Boteco, Lanche, Pizza e Sobremesa, criando um cardápio completo e diversificado.

Já em outubro será a vez do 17º Festival Gastronômico e Cultural do Prado: Uma celebração multissensorial. O evento é aguardado por toda a cadeia produtiva do turismo e atrai muitos visitantes durante a temporada. Consolidado no calendário festivo do município, o festival valoriza a beleza natural e a história pradenses.

No ano passado, o festival rendeu aos estabelecimentos do município R$ 360 mil de faturamento com a venda de 7.700 pratos participantes. O evento também gerou 111 novos postos de trabalho, com 96% das empresas considerando-o positivo e manifestando interesse em participar novamente em 2023.

 

Receba nossas newsletters