Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Festival de Quadrilhas começa hoje em Salvador com 40 grupos

Tidas como alguns dos maiores símbolos dos festejos juninos; as quadrilhas também integram a programação do São João da Bahia; em Salvador. Pelo terceiro ano consecutivo; a Secretaria de Turismo do Estado e a Bahiatursa promovem um concurso com os melhores grupos do estado. A competição começa hoje e se estende pelos dias 19; 23; 24; 25 e 26 de junho; na Praça Municipal. Nesta sexta-feira; a programação tem início às 18h.

No total; 40 grupos vão se apresentar e disputar as seis primeiras colocações; que recebem prêmios entre R$ 1 mil a R$ 2;5 mil. O campeonato terá quatro dias de eliminatórias; com sete apresentações por noite; sendo que no dia 25 de junho; haverá a disputa das seis primeiras colocadas pelo título de campeã. As quadrilhas serão avaliadas por três jurados; que vão analisar dentre outras coisas a caracterização; ritmo e sincronia. Já no dia 26 de junho; será a vez da apresentação das quadrilhas mirins com integrantes de 7 a 14 anos; que também vão participar de um campeonato.

Além do prêmio em dinheiro; a 1ª e 2ª colocadas representarão a Bahia no campeonato regional e nacional de quadrilhas juninas. Para o presidente da Federação Baiana de Quadrilhas (Febaq); Carlos Brito; a expectativa é que a disputa seja mais acirrada; devido o maior número de concorrentes e o aumento da profissionalização “A quadrilha tem tido um crescimento muito forte; além de acompanhar a evolução; sem perder a tradição”; diz Brito.

De acordo com o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa; Fernando Ferrero; a previsão para os próximos anos; é que o evento tenha um destaque ainda maior; e ganhe mais espaço nas festas juninas principalmente em Salvador. “À medida que o movimento quadrilheiro vem se organizando; existe um avanço e o crescimento do concurso”; diz Ferrero.

Nos últimos anos; a dança típica do São João vem recuperando mais espaço e visibilidade no cenário baiano. Conforme Carlos Brito; nos últimos três anos o movimento quadrilheiro tem recebido um apoio fundamental para sua sustentabilidade “Nunca em outros governos; recebemos o apoio que temos hoje. As quadrilhas estão sendo reconhecidas com maior simbologia das festas juninas”; afirma Brito.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.