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Destinos / Turismo em Dados

Mais da metade dos brasileiros espera investir em viagens de lazer nos próximos seis meses

ferias miami florida raphael nogueira JMYBetGDIKY unsplash Mais da metade dos brasileiros espera investir em viagens de lazer nos próximos seis meses

Viajar a lazer foi a primeira necessidade apontada em pesquisa recente do Boston Consulting Group (BCG), compartilhada pela FecomercioSP (Unsplash)

Mais da metade dos brasileiros espera investir mais em viagens de lazer nos próximos seis meses. Essa, aliás, foi a primeira necessidade apontada em pesquisa recente do Boston Consulting Group (BCG), compartilhada pela FecomercioSP. A preferência supera outras 33 categorias, como aquisições de roupas e produtos de luxo, idas a shows e spas e compra de bebidas alcoólicas.

Na comparação global, enquanto a propensão ao crescimento de gastos com viagens de lazer ocupa o primeiro lugar (com mais de metade dos respondentes esperando aumentar seus gastos), no Japão, o item está em nono lugar; nos Estados Unidos, o 19º; e na Alemanha, o 21º.

Nos dados apresentados por Leandro Paez, sócio-diretor da BCG, em reunião do Conselho de Turismo da FecomercioSP no dia 30 de novembro, as viagens corporativas também apareceram entre as intenções de gastos. A modalidade ficou no 15º lugar da lista nacional, ainda acima de cinema e reformas de casa.

Os setores com boas perspectivas para 2024 são:

  • Transporte aéreo (doméstico e internacional);
  • Hotéis (lazer e corporativo);
  • Locação de carros (corporativo);
  • Agências de viagens (on e offline);
  • Locação de carros para lazer, que deve manter estabilidade após o forte crescimento dos últimos anos.

Dicas

Paez ainda destacou os três pontos principais que precisam ser trabalhados (ou aperfeiçoados) pelas empresas para que aproveitem a demanda crescente do setor.

É o caso do foco no consumidor (capitalize a retomada da demanda e oferecer às novas demográficas e aos segmentos de viajantes. Exemplo: luxo, aventura, ecoturismo e bleisure); do digital e disrupções tecnológicas (abrace o digital, a omnicanalidade e a personalização no serviço ao cliente. Invista na Inteligência Artificial (IA) e na jornada de compra do viajante para reduzir os obstáculos existentes neste processo); e da preparação para o futuro (Crie um ecossistema de parcerias de valor como um todo, incluindo órgãos e associações. Além disso, atente-se para a atração e a retenção de talentos na empresa).

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