BUENOS AIRES – No dia 30 de dezembro de 2022, o MERCADO & EVENTOS anunciava Marcelo Freixo como novo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Antes mesmo de assumir oficialmente, Freixo tinha uma meta estabelecida: reconstruir a Embratur. Dito e feito. Em 10 meses de trabalho, o presidente superou praticamente todos os principais desafios da agência, elencado por ele mesmo numa entrevista super especial realizada na BTL 2023.
Na época, Freixo disse ao M&E que estava “muito feliz” no Turismo. Hoje, cerca de sete meses depois, considera o setor “apaixonante”. Em meio a luta diária de recolocar o Brasil em destaque no mundo todo, o presidente da Embratur não escondeu a satisfação de liderar uma equipe técnica, com quem aprende todos os dias, e de comemorar números recordes para o setor ao longo de 2023.
“A opinião sobre o governo independe de qualquer coisa, temos que torcer e fazer o Brasil dar certo”
“Tem uma frase do Eduardo Galiano que diz: ‘Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos. E é exatamente isso. A gente é o que a gente faz. Eu sou o que fiz a minha vida inteira e acabou chegando a hora de fazer algo diferente. E na Embratur, dei uma grande virada na minha vida. Em toda a minha carreira, sempre trabalhei de forma muito correta, muito disciplinada, focado na segurança pública, e quando eu venho para uma nova gestão, venho para fazer dar certo. A opinião sobre o governo independe de qualquer coisa, temos que torcer e fazer o Brasil dar certo”, disse Freixo, em entrevista ao M&E na FIT 2023.
Quando questionado pelo M&E como foi deixar tudo para trás, Freixo afirmou que nunca vai deixar o Rio para trás. “Nunca vou deixar a minha história para trás”, mas garantiu, uma vez mais, que não irá se candidatar nas próximas eleições e que está pronto para cumprir a gestão durante todo o mandato do governo Lula, se assim for o desejo do presidente
Quando questionado pelo M&E como foi deixar tudo para trás, Freixo afirmou que nunca vai deixar o Rio de Janeiro para trás. “Nunca vou deixar a minha história para trás”, mas garantiu, uma vez mais, que não irá se candidatar nas próximas eleições e que está pronto para cumprir a gestão durante todo o mandato do governo Lula, se assim for o desejo do presidente. “Tenho a responsabilidade de mergulhar num universo que não era comum e faço com muita dedicação”, destacou Freixo.
“O Turismo é muito apaixonante e, principalmente, essa relação com o universo privado e com os gestores públicos”
Ele lembrou da montagem de uma equipe técnica da gestão que começa a dar resultados. “O Turismo é muito apaixonante e, principalmente, essa relação com o universo privado e com os gestores públicos. E a gente aprendeu muito. O nivel de conhecimento que temos hoje é muito maior do que quando começamos. Intensificamos o trabalho, entendemos a dinâmica do setor e hoje a Embratur tem uma cara, um certo reconhecimento e chegamos hoje na FIT 2023 com um estande organizado, diferente”, disse o presidente.
O mercado argentino e a participação da Embratur na FIT 2023
Em 2023, 1,4 milhão de visitantes argentinos já visitaram o Brasil e vamos chegar a 2 milhões em dezembro. A Argentina é fundamental para o Brasil chegar a marca de 6 milhões de turistas estrangeiros em 2023 e 8 milhões em 2026, ao fim do mandato. “A Argentina é o grande mercado para o Brasil. Vamos superar 2019, quando 1,9 milhão de argentinos visitaram o nosso país. E o trabalho é para que não seja apenas Sol & Praia, mas cultura, gastronomia e natureza”, revelou Freixo.
“A Argentina é o grande mercado para o Brasil. Vamos superar 2019, quando 1,9 milhão de argentinos visitaram o nosso país. E o trabalho é para que não seja apenas Sol & Praia, mas cultura, gastronomia e natureza”
O presidente da Embratur lembrou da campanha lançada nessa segunda-feira (2). “É poder ir para Salvador e Rio de Janeiro, que têm cultura, gastronomia e natureza, é visitar o Brasil além do Sol & Praia. Tanto é que trouxemos pela primeira vez para a FIT um filme 3D sobre a Amazônia. E neste ano, já realizamos quatro presstrips e dois famtours com o mercado latino americano, levando para Chapada dos Veadeiros, Amazônia, Parintins e Belém, para esse Brasil além do Sol & Praia”, finalizou.
O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.