Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Política

Freixo estreia em feiras internacionais como presidente da Embratur: “Muito feliz no Turismo”

Marcelo Freixo eric ribeiro

Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Eric Ribeiro/M&E)

LISBOA – A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL 2023), considerada uma das maiores da Europa, é a primeira feira de turismo internacional que Marcelo Freixo participa, seja como pessoa física ou como presidente da Embratur. Há apenas um mês e meio à frente da agência, Freixo disse estar muito feliz no Turismo. Segundo ele, em entrevista exclusiva no estande do M&E, apesar dos desafios criados pela pandemia e pela antiga gestão, a casa vem sendo arrumada e os imbróglios superados.

“Estou muito feliz no Turismo. É uma pasta boa de se trabalhar. Só não quero que o presidente Lula me tire daqui para nada, se ele puder me deixar aqui, estou feliz da vida. Montamos uma equipe agradável de trabalhar. O mercado abriu as portas para a gente, nos recebeu muito bem por onde passamos e não houve qualquer tipo de ressalva. Por outro lado, correspondemos muito rapidamente com a formação da equipe e com a volta da Marca Brasil. É o que podíamos entregar neste primeiro momento. Estamos há apenas 1,5 mês na gestão, é muito pouco tempo, mas já fizemos muita coisa. A dedicação tem sido grande”, disse Freixo.

“Estou muito feliz no Turismo. Só não quero que o presidente Lula me tire daqui para nada, se ele puder me deixar aqui, estou feliz da vida. Montamos uma equipe agradável de trabalhar. O mercado abriu as portas para a gente e nos recebeu muito bem por onde passamos”

A segunda feira internacional que Marcelo Freixo participará é a ITB Berlim 2023, considerada a maior feira de Turismo do mundo, na qual o M&E também estará, com estande próprio e distribuição da edição especial, entre os dias 7 e 9 de março. “Vamos agora para Berlim. Tudo que podemos fazer, estamos fazendo, e sabemos que o sucesso da Embratur, é o sucesso do mercado, é o sucesso dos destinos. Se a Embratur der certo, são as cidades que darão certo. A Embratur não vai lucrar, quem vai lucrar é o destino, é o hotel, é o dono do restaurante. A Embratur é apenas um meio e isso tem que ficar claro”, destacou o presidente.

Marcelo Freixo e equipe da Embratur em reunião na BTL 2023

Marcelo Freixo e equipe da Embratur em reunião com o Turismo de Portugal na BTL 2023 (Eric Ribeiro/M&E)

Em sua participação na BTL Lisboa, Freixo afirmou que a experiência foi muito positiva. “O Brasil, após todos os problemas que passamos nos últimos quatro anos, de ausência de promoção, de problemas diplomáticos muito profundos, vai se recolocar no cenário internacional. Estamos aqui para dizer que o Brasil voltou. A receptividade das agências, dos operadores e da imprensa internacional foi muito forte, o que é compatível com o momento que o Brasil vive, com a expectativa que o mundo tem de nós”, destacou.

“O Brasil, após todos os problemas que passamos nos últimos quatro anos, de ausência de promoção, de problemas diplomáticos muito profundos, vai se recolocar no cenário internacional. Estamos aqui para dizer que o Brasil voltou”

UNIÃO E RECONSTRUÇÃO – Este é o novo slogan adotado pelo governo federal. Segundo Marcelo Freixo, é uma união para dentro e uma reconstrução para dentro e para fora, o que envolve também a imagem do Brasil no exterior. “A Embratur já se apresenta neste momento com algumas mudanças significativas. Muda a marca, traz de de volta o Brasil com S, se identifica com que o governo Lula vem dizendo, com inovação e meio ambiente, a gente traz o Plano Aquarela de volta, potencializa uma equipe técnica e cria no mercado uma expectativa muito positiva porque são pessoas muito capacitadas e conhecidas. Então, este conjunto de fatores para Embratur se apresentar numa feira deste porte, neste primeiro momento, é muito positivo”, destacou.

LUGAR DO DIÁLOGO – Freixo sabe que a reconstrução da Embratur e da imagem do Brasil no exterior é um caminho longo, mas acredita que o primeiro passo era justamente apresentar a agência de uma maneira técnica. “É consertar, entregar as demandas e abrir portas. A Embratur tem que ser o lugar do diálogo. Recebemos muitos prefeitos e secretários de Turismo aqui no estande. Abrimos muitas portas, tivemos conversas boas com o governo português, tanto que é uma parceria muito interessante vai nascer a partir daí”, disse.

Freixo sabe que a reconstrução da Embratur e da imagem do Brasil no exterior é um caminho longo, mas acredita que o primeiro passo era justamente apresentar a agência de uma maneira técnica. “É consertar, entregar as demandas e abrir portas. A Embratur tem que ser o lugar do diálogo”

MUDANÇAS NO ESTANDE – Os estandes da ITB e da BTL são ainda fruto de contratos assinados pelo governo passado. E quem ficará responsável pelo novo formato do estande, a partir das próximas feiras, é o gerente de Mercado Internacional e Negócios, Bruno Reis. Nesta edição da BTL, mesmo assim, muita coisa mudou em relação ao que foi herdado do estande. “Não temos nada de plástico sendo entregue, temos o cuidado com a gastronomia, com o atendimento, com a estética, ou seja, fizemos o que foi possível, mas é claro que podemos e iremos trabalhar de forma muito melhor daqui para frente”, destacou Freixo.

O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

Receba nossas newsletters