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Destinos / Política

Embratur relança oficialmente a Marca Brasil para promoção do país no exterior

Volta da Marca Brasil coincide com os esforços da Embratur em melhorar a imagem do país no exterior (Foto: reprodução/Youtube Embratur)

Volta da Marca Brasil coincide com os esforços da Embratur em melhorar a imagem do país no exterior (Reprodução/Youtube Embratur)

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) relançou oficialmente a Marca Brasil, como vimos em primeira mão aqui no M&E, com o objetivo de fortalecer a imagem do país no exterior. O relançamento traz de volta a identidade visual original criada em 2005, durante a vigência do Plano Aquarela, e mantida até 2018, além de substituir o material promulgado pelo governo anterior, que utilizava signos diferentes aliados ao slogan ‘Brazil – Visit and Love Us’.

“A retomada da marca Brasil é a retomada de um país que sabe ser feliz. Uma marca não pertence a um governo e sim a nação”

“A retomada da marca Brasil é a retomada de um país que sabe ser feliz. Uma marca não pertence a um governo e sim a nação. Essa atualização ocorre para corrigir um erro e acabar com essa história de Brasil com ‘Z’ e ‘visite e nos ame’. Não queremos passar um recado escondido ou indesejado. O Brasil que queima a Amazônia, desmata e mata os povos originários não vai ser amado. Para amar o Brasil é preciso ter respeito à democracia, natureza, respeito à própria história e responsabilidade climática”, declara Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

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Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Renato Vaz/Embratur)

Nessa nova gestão da entidade, a estratégia é seguir as melhores práticas da gestão que deu origem ao Plano Aquarela, criado quando Eduardo Sanovicz, atual presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) presidia a entidade. Foi nos idos de 2005 que a gestão de marketing de promoção internacional atuou como mola propulsora para a captação de turistas estrangeiros no Brasil.

Hoje, a Embratur conta com uma equipe técnica repleta de especialistas que atuarão principalmente as áreas de Programas Internacionais; Planejamento Estratégico; Territórios e Culturas; Comercialização; Sustentabilidade e Ações Climáticas; MICE; Novos Produtos; Finanças; Pesquisas e Inteligência de Dados e Gerência de Mercados, Feiras e Eventos Internacionais.

“Precisamos conhecer o mercado, fazer pesquisas e segmentar para passarmos uma mensagem correta com o direcionamento apropriado”

“A primeira coisa que fizemos, quando assumimos a Embratur, foi consertar as irregularidades que herdamos e criar uma equipe técnica capacitada e respeitada pelo trade turístico. Não havia inteligência de dados na Embratur e agora temos Mariana Aldrigui, que é especialista em Big Data turístico para atuar neste segmento. Precisamos criar informações de qualidade, até para que a imprensa tenha na Embratur uma fonte confiável. Precisamos conhecer o mercado, fazer pesquisas e segmentar para passarmos uma mensagem correta com o direcionamento apropriado”, reforça.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur e Jorge Viana, presidente da Apex Brasil durante a abertura do relançamento da Marca Brasil (Foto: reprodução/Youtube Embratur)

Marcelo Freixo, presidente da Embratur e Jorge Viana, presidente da Apex Brasil durante a abertura do relançamento da Marca Brasil (Reprodução/Youtube Embratur)

É válido ressaltar que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex Brasil) está fazendo parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo tanto no relançamento da marca Brasil quanto em projetos para o futuro. Jorge Viana, presidente da entidade, esteve na cerimônia e fez análises sobre o cenário social em que vivem os brasileiros.

“Será que estaremos felizes em promover o Brasil lá fora se não estivermos nos promovendo aqui?”

“Quando alcançarmos um bem social para todos, as pessoas vão poder viajar, aprender e conhecer lugares, e nesse quesito o Brasil está muito atrasado. Será que estaremos felizes em promover o Brasil lá fora se não estivermos nos promovendo aqui? Primeiro vamos ficar felizes aqui ao ponto de fazer com que as pessoas queiram vir nos visitar”, analisou.

Jorge Viana, presidente da Apex Brasil (Foto: reprodução/Youtube Embratur)

Jorge Viana, presidente da Apex Brasil (Foto: reprodução/Youtube Embratur)

O executivo também frisou os impactos ambientais, com destaque para o desmatamento, queimadas e atentado à vida dos Yanomamis, como fatores contribuintes para manchar a imagem do Brasil no exterior e consequentemente repelir turistas.

“Não tem como incentivar o turismo no Brasil se a marca do país é o ataque aos povos originários, queimadas e desmatamento. O Brasil saiu de país sede de eventos climáticos mundiais, em prol de ações que melhorem o meio ambiente, para se tornar um que rejeita. Agora estamos em uma agenda para o reencontro do país.Não tem como combatermos a fome e a crise climática sem contar com a riqueza do Brasil”, declara.

Conceito da marca

Marca Brasil (Foto: divulgação/Embratur)

Marca Brasil (Foto: divulgação/Embratur)

Em relação aos elementos gráficos, a arte criada e atualizada por Kiko Farkas conta com um manual de uso, o qual é aberto a todos os cidadãos do país, desde que seja para a promoção saudável e positiva da imagem da nação.Diferente do que era usado desde 2005, a marca Brasil não conta mais com a palavra ‘Sensacional’, além disso, pequenos ajustes foram feitos para deixá-la mais moderna. A criação da identidade visual se baseia em:

  • Alegria;
  • Sinuosidade/ curva (da natureza, do caráter do povo);
  • Luminosidade / brilho / exuberância;
  •  Encontro de culturas / mistura de raças/
  •  Moderno / competente.

“A marca Brasil foi lançada em 2005, com base em um estudo de mercado feito em 2004 e na época fazia sentido ter a palavra ‘Sensacional’, até por se tratar de um lançamento, uma primeira tentativa de posição de marca. Em 2010 o Kiko, criador da arte, fez uma releitura e manteve a palavra. E agora, com uma nova atualização promovida por ele, a palavra foi retirada, por se tratar de um reencontro com a marca e não mais de um lançamento. Com base em um novo estudo que estamos fazendo, avaliaremos se traremos um novo slogan ou se manteremos sem”, diz Jaqueline Gil, diretora de Marketing da Embratur.

Entenda os elementos

Descritivo técnico das cores da marca Brasil (Foto: divulgação/Embratur)

Descritivo técnico das cores da marca Brasil (Foto: divulgação/Embratur)

ALEGRIA – A alegria é uma característica do povo. Isto quer dizer que o turista que vem ao nosso país, além do patrimônio natural, busca esta alegria. Portanto, é importante que mostremos isso a ele logo no primeiro contato, por meio do material de divulgação. Alegria é gente feliz sorrindo, dançando, se divertindo, namorando, fazendo aquilo que gosta e recebendo bem o turista.

SINUOSIDADE – Sinuosidade quer dizer curvas irregulares. Montanhas são sinuosas, assim como as ondas do mar ou as dunas, os leitos de rios, algumas nuvens, o rabo de uma onça. Árvores, folhas, águas em geral são sinuosas.

LUMINOSIDADE/BRILHO/EXUBERÂNCIA – O país tem uma luz especial. Captar essa luz, porém, é uma tarefa para profissionais. Por isso procure sempre chamar um bom fotógrafo para fazer as fotos para seu material de divulgação. Lembre-se que uma foto muitas vezes decide uma viagem. Positiva ou negativamente. Exuberância da nossa fauna e da flora. Da imensidão das praias e do mar. Exuberância do nosso povo, da nossa culinária. Tudo isso com muita cor, brilho, sol e céu azul.

DIVERSIDADE – Depois da natureza, o que mais fascina o estrangeiro no Brasil é a diversidade do povo. Existe no Brasil uma mistura de diversos povos, religiões e culturas que compõem nossa nacionalidade. E isso é percebido como uma qualidade por todos que vêm ao nosso país. Essa diversidade está expressa nas festas, na comida, na arquitetura, no artesanato, na música, no jeito de falar e até no tipo físico de cada um de nós.

MODERNO/COMPETENTE – Este é um componente que deve englobar todos os outros. É preciso que aquele que venha para cá tenha confiança de que tudo irá correr bem. Que o Brasil tem infraestrutura e serviços qualificados, competitivos, prontos para atender a todos os perfis de público. O material de divulgação deve ser bem projetado, bem escrito, graficamente limpo e de boa leitura. Além disso, tem que ter boas fotos, boa tradução e mapas inteligíveis.

"O Cristo Redentor, símbolo do nosso país, iluminado com as cores da Marca Brasil Esse é o nosso Brasil com S! 🇧🇷❤️", legenda e fotografia compartilhadas pela Embratur em seu canal oficial no Telegram (Foto: reprodução/ Telegram Embratur)

“O Cristo Redentor, símbolo do nosso país, iluminado com as cores da Marca Brasil Esse é o nosso Brasil com S! 🇧🇷❤️”, legenda e fotografia compartilhadas pela Embratur em seu canal oficial no Telegram (Reprodução/Telegram Embratur)

ATUALIZAÇÃO DO LOGOTIPO – A palavra BRASIL foi construída a partir da fonte Curiosa, desenhada pela Fabio Haag Type, uma empresa brasileira especializada em criação de fontes tipográficas. Embora o logotipo parta da tipografia, algumas letras foram ajustadas para se adequarem melhor à palavra BRASIL. Os espaços entre as letras foram equalizados buscando-se um equilíbrio entre as contraformas (espaços brancos ao redor das letras).

VERSÃO TRAÇO – A versão preferencial de uso da Marca Brasil é a colorida. Deve-se procurar usá-la sempre impressa em quadricromia. A aplicação da Marca Brasil em sua versão traço deve ser feita apenas em condições de limitações técnicas, e não estéticas, que inviabilizam a aplicação em cores. Esta versão não pode ser obtida por adaptação direta da versão colorida. Por isso, deve-se utilizar somente os originais que podem ser obtidos no site: visitbrasil.com.

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