Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Marca Brasil é atualizada e será relançada nesta semana; conheça em detalhes

Marca Brasil

Palavra BRASIL foi construída a partir da fonte Curiosa, desenhada pela Fabio Haag Type, uma empresa brasileira especializada em criação de fontes tipográficas (Divulgação)

Como vimos aqui no M&E, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) relança a Marca Brasil nesta terça-feira (14), em cerimônia realizada em Brasília. O momento também marcará a retomada do Plano Aquarela. Lançado em 2005, quando Eduardo Sanovicz era o presidente, o plano de Marketing Turístico Internacional serviu justamente para impulsionar a chegada de estrangeiros e a consequente ampliação da entrada de divisas.

Para este lançamento tão esperado, a Embratur decidiu atualizar a marca. Tanto é que divulgou um manual especial justamente para todos aqueles que trabalham com a Marca Brasil em seus negócios e eventos. As instruções contidas foram estabelecidas por um grupo de designers, profissionais de marketing e publicitários, com o objetivo justamente de disciplinar o uso da imagem do turismo brasileiro representada pelo símbolo Marca Brasil.

Marca Brasil 1

Embratur decidiu retirar a palavra “SENSACIONAL” que sempre acompanhou a logomarca, por considerar as atuais tendências de aplicação de marcas no mercado de turismo internacional (Divulgação)

Trata-se da terceira edição deste manual que deve substituir a segunda criada em 2010. Isto porque neste mês de fevereiro, foi feita uma atualização do logotipo (palavra Brasil) para melhorar sua legibilidade. Foi escolhida uma letra cujo desenho se adapta melhor à palavra Brasil. Foi revisto ainda o espaçamento entre as letras e ajustados pequenos detalhes em cada uma delas, embora mantidas as características descritas anteriormente.

No entanto, a Embratur decidiu retirar a palavra “SENSACIONAL” que sempre acompanhou a logomarca, por considerar as atuais tendências de aplicação de marcas no mercado de turismo internacional. Com isso, nasce a nova versão da Marca Brasil, comercial, que não se vincula às marcas governamentais do país. É um símbolo gráfico que segue reunindo os negócios do país, para difusão e promoção do Brasil como destino turístico no mercado nacional e internacional.

Conceito de marca

Marca Brasil cores

Paleta de cores utilizada pela Embratur na nova logomarca (Divulgação)

“Nada representa tão bem o Brasil quanto a curva. A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria de nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é receptiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa. O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido. Sabemos que o Brasil tem uma energia especial, que atrai e fascina os visitantes.

É um país alegre. É comum ouvir dos estrangeiros que o brasileiro está sempre em festa! E esta capacidade de estar alegre mesmo quando há dificuldade é algo que impressiona. A condição de ponto de encontro de raças e culturas faz do Brasil um país “mestiço”, no que se refere à força e à resistência daquilo que é híbrido. Nossa diversidade enquanto matriz constitutiva é um enorme patrimônio. A contribuição de cada um que por aqui aportou e aporta passa a fazer parte de nosso patrimônio, cultural e afetivo. Somos uma terra porosa e generosa “onde em se plantando tudo dá”.

Talvez, por tudo isso, o Brasil seja um país moderno, no sentido mais atual que esta palavra possui: um país com grande poder de adaptação, em constante mutação. Mas se o Brasil deve dizer que é um país alegre, hospitaleiro e exuberante, deve também mostrar que é sério e competente. Que tem estrutura e seriedade na hora em que é necessário”.

A Marca Brasil foi construída em cima de cinco pontos

  • Alegria
  • Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo)
  • Luminosidade / brilho / exuberância
  • Encontro de culturas / mistura de raças
  • Moderno / competente

ALEGRIA – A alegria é uma característica do povo. Isto quer dizer que o turista que vem ao nosso país, além do patrimônio natural, busca esta alegria. Portanto, é importante que mostremos isso a ele logo no primeiro contato, por meio do material de divulgação. Alegria é gente feliz sorrindo, dançando, se divertindo, namorando, fazendo aquilo que gosta e recebendo bem o turista.

MarcaBrasil_Outline_Positiva

Marca Brasil monocromática positiva (Divulgação)

SINUOSIDADE – Sinuosidade quer dizer curvas irregulares. Montanhas são sinuosas, assim como as ondas do mar ou as dunas, os leitos de rios, algumas nuvens, o rabo de uma onça. Árvores, folhas, águas em geral são sinuosas.

LUMINOSIDADE/BRILHO/EXUBERÂNCIA – O país tem uma luz especial. Captar essa luz, porém, é uma tarefa para profissionais. Por isso procure sempre chamar um bom fotógrafo para fazer as fotos para seu material de divulgação. Lembre-se que uma foto muitas vezes decide uma viagem. Positiva ou negativamente. Exuberância da nossa fauna e da flora. Da imensidão das praias e do mar. Exuberância do nosso povo, da nossa culinária. Tudo isso com muita cor, brilho, sol e céu azul.

DIVERSIDADE – Depois da natureza, o que mais fascina o estrangeiro no Brasil é a diversidade do povo. Existe no Brasil uma mistura de diversos povos, religiões e culturas que compõem nossa nacionalidade. E isso é percebido como uma qualidade por todos que vêm ao nosso país. Essa diversidade está expressa nas festas, na comida, na arquitetura, no artesanato, na música, no jeito de falar e até no tipo físico de cada um de nós.

MarcaBrasil_Outline_Negativa

Marca Brasil monocromática negativa (Divulgação)

MODERNO/COMPETENTE – Este é um componente que deve englobar todos os outros. É preciso que aquele que venha para cá tenha confiança de que tudo irá correr bem. Que o Brasil tem infraestrutura e serviços qualificados, competitivos, prontos para atender a todos os perfis de público. O material de divulgação deve ser bem projetado, bem escrito, graficamente limpo e de boa leitura. Além disso, tem que ter boas fotos, boa tradução e mapas inteligíveis.

ATUALIZAÇÃO DO LOGOTIPO – A palavra BRASIL foi construída a partir da fonte Curiosa, desenhada pela Fabio Haag Type, uma empresa brasileira especializada em criação de fontes tipográficas. Embora o logotipo parta da tipografia, algumas letras foram ajustadas para se adequarem melhor à palavra BRASIL. Os espaços entre as letras foram equalizados buscando-se um equilíbrio entre as contraformas (espaços brancos ao redor das letras).

VERSÃO TRAÇO – A versão preferencial de uso da Marca Brasil é a colorida. Deve-se procurar usá-la sempre impressa em quadricromia. A aplicação da Marca Brasil em sua versão traço deve ser feita apenas em condições de limitações técnicas, e não estéticas, que inviabilizem a aplicação em cores. Esta versão não pode ser obtida por adaptação direta da versão colorida.
Por isso, deve se utilizar somente os originais que podem ser obtidos no site: visitbrasil.com.

Receba nossas newsletters