Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

México deixará de exigir vistos físicos de brasileiros

México Alexander Schimmeck México deixará de exigir vistos físicos de brasileiros

Brasileiros não precisarão mais de vistos físicos para entrar no México, após acordo de reciprocidade entre os dois países (Alexander Schimmeck)

Brasil e México acabam de anunciar um acordo para o estabelecimento, nos próximos meses, de um sistema recíproco de vistos eletrônicos. Sendo assim, os brasileiros não precisarão mais de vistos físicos para entrar no México, uma decisão que foi retomada em 2022. O anúncio acontece quase dois meses depois do ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmar que o governo do México voltaria atrás e isentaria viajantes brasileiros da exigência de visto.

Ainda não há uma data definida para o início da exigência de vistos eletrônicos. O que se sabe até agora é que a adoção dos vistos eletrônicos vai acontecer nos próximos meses. Sendo assim, ainda vale a regra estabelecida no ano passado, que exige vistos físicos de turistas brasileiros (citas.sre.gob.mx). O anúncio da retomada dos vistos eletrônicos acontece exatamente 11 meses depois do visto físico voltar a valer (18 de agosto de 2022).

Brasil vai ter que criar um sistema para a emissão de vistos eletrônicos para mexicanos do “zero”, ou seja, é um trabalho que deve demorar ainda cerca de 2 a 3 meses para ser implementado

Fontes ligadas ao M&E revelaram que o Brasil vai ter que criar um sistema para a emissão de vistos eletrônicos para mexicanos do “zero”, ou seja, é um trabalho que deve demorar ainda cerca de 2 a 3 meses para ser finalizado e implementado, embora a tempo ainda das férias de fim de ano. Só depois que o Brasil estiver com seu sistema pronto para os mexicanos, é que os vistos eletrônicos para os brasileiros também passarão a valer, já que trata-se de uma política de reciprocidade.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a decisão acontece em seguimento aos acordos firmados no marco da V Comissão Binacional Brasil-México, ocorrida durante a recente visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao México, e ao recente contato havido entre ele e a Secretária das Relações Exteriores do México, Alícia Bárcena Ibarra.

“Os dois países entraram em acordo para o estabelecimento, nos próximos meses, de sistema recíproco de vistos eletrônicos”

“No contexto do estreitamento e fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e México, ambos os governos têm explorado a implementação de novas medidas que facilitem a mobilidade e a circulação de suas cidadãs e de seus cidadãos de maneira segura, ordenada e regular entre os dois países”, informou o MRE.

Ainda de acordo com o Ministério de Relações Exteriores, sem perder de vista o objetivo comum da retomada gradual do Acordo de Isenção de Vistos entre Brasil e México, a adoção conjunta de vistos eletrônicos permitirá que cidadãs e cidadãos brasileiros e mexicanos possam solicitar, de modo rápido, seguro e sem necessidade de deslocamento a repartições consulares, visto de visita para fins de turismo e negócios nos dois países.

CONSEQUÊNCIAS DO VISTO FÍSICO – Como vimos aqui no M&E em maio, após a adoção das exigências de visto, o fluxo de brasileiros passando pelo México apresentou uma grande queda. “Dados apontam um declínio de 60% no número de brasileiros visitando o país, causando um prejuízo de aproximadamente um bilhão de dólares para as companhias aéreas. Com isso, houve uma redução de 15% nos voos com destino ao México”, destacou o especialista em Direito Internacional, Daniel Toledo.

Receba nossas newsletters