O México recebeu 39,3 milhões de turistas em 2017, recorde histórico do setor no país, que apresentou crescimento de 78,7% de visitantes internacionais desde 2012. De acordo com dados da Organização Mundial de Turismo (OTM), o México subiu da 15ª para a 6ª posição dos países mais visitados do mundo.
O Conselho de Promoção Turística do México considera esta conquista como resultado de um esforço para promover o México no cenário mundial. Atualmente, a indústria do turismo mexicano representa 8,7 por cento do PIB do país, com 21,3 bilhões de dólares em receita de visitantes, e é fonte de 10 milhões de empregos.
Uma das estratégias para o crescimento do turismo foi o aumento da conectividade aérea no país. As rotas nacionais aumentaram 41% e as internacionais apresentaram crescimento de 28%, que resultaram em 1,5 milhão de assentos adicionados nos voos diretos para o México. O resultado foi um aumento de 33% nas chegadas de visitantes procedentes da Europa, 96% de turistas da América do Sul e um aumento de 127% nos visitantes procedentes da Ásia, em comparação com 2012.
Além de melhorar a malha aérea, o México vem se tornando sede de eventos de nível mundial. Desde 2015 o México recebe uma etapa do campeonato mundial de F1, evento que gerou receita de US$ 500 milhões para os cofres mexicanos em 2017. O país também começou a receber jogos de futebol americano da NFL, no ano passado a Cidade do México recebeu 8,9 mil visitantes internacionais para o jogo.
Uma das mais importantes manifestações culturais do país, a celebração do dia dos mortos também atrai milhares de visitantes todos os anos. Declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO em 2008, o desfile do Dia dos Mortos da Cidade do México gerou uma receita de cerca de US$ 140 milhões e 100% de ocupação hoteleira na edição do ano passado.
Brasileiros no México
O Brasil é atualmente o sexto mercado mais importante para o México e, durante os primeiros oito meses do ano, o país deu as boas-vindas a 236.000 visitantes do Brasil, um aumento de 22,9% desde 2014 e a conectividade aérea foi um fator importante para impulsionar esse crescimento. Em 2012, havia 62 voos diretos por mês entre os dois países, e até 2017 já eram 80.
O crescimento constante ao longo dos anos também se deve à diversificação das ofertas de turismo já que os visitantes brasileiros descobriram outras praias além de Cancun, em outros destinos na Riviera Maya, assim como Puerto Vallarta, Riviera Nayarit e Los Cabos. Além disso, os brasileiros exploraram as cidades coloniais e foram atraídos pela variedade de ofertas para o mercado de reuniões, convenções, romance e luxo.