Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

México recebe 39 milhões de turistas em 2017 e se torna o sexto país mais visitado do mundo

Puerto Vallarta se tornou um dos destinos preferidos dos brasileiros que vão ao México

Puerto Vallarta se tornou um dos destinos preferidos dos brasileiros que vão ao México

O México recebeu 39,3 milhões de turistas em 2017, recorde histórico do setor no país, que apresentou crescimento de 78,7% de visitantes internacionais desde 2012. De acordo com dados da Organização Mundial de Turismo (OTM), o México subiu da 15ª para a 6ª posição dos países mais visitados do mundo.

O Conselho de Promoção Turística do México considera esta conquista como resultado de um esforço para promover o México no cenário mundial. Atualmente, a indústria do turismo mexicano representa 8,7 por cento do PIB do país, com 21,3 bilhões de dólares em receita de visitantes, e é fonte de 10 milhões de empregos.

Uma das estratégias para o crescimento do turismo foi o aumento da conectividade aérea no país. As rotas nacionais aumentaram 41% e as internacionais apresentaram crescimento de 28%, que resultaram em 1,5 milhão de assentos adicionados nos voos diretos para o México. O resultado foi um aumento de 33% nas chegadas de visitantes procedentes da Europa, 96% de turistas da América do Sul e um aumento de 127% nos visitantes procedentes da Ásia, em comparação com 2012.

Além de melhorar a malha aérea, o México vem se tornando sede de eventos de nível mundial. Desde 2015 o México recebe uma etapa do campeonato mundial de F1, evento que gerou receita de US$ 500 milhões para os cofres mexicanos em 2017. O país também começou a receber jogos de futebol americano da NFL, no ano passado a Cidade do México recebeu 8,9 mil visitantes internacionais para o jogo.

Uma das mais importantes manifestações culturais do país, a celebração do dia dos mortos também atrai milhares de visitantes todos os anos. Declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO em 2008, o desfile do Dia dos Mortos da Cidade do México gerou uma receita de cerca de US$ 140 milhões e 100% de ocupação hoteleira na edição do ano passado.

Brasileiros no México

O Brasil é atualmente o sexto mercado mais importante para o México e, durante os primeiros oito meses do ano, o país deu as boas-vindas a 236.000 visitantes do Brasil, um aumento de 22,9% desde 2014 e a conectividade aérea foi um fator importante para impulsionar esse crescimento. Em 2012, havia 62 voos diretos por mês entre os dois países, e até 2017 já eram 80.

O crescimento constante ao longo dos anos também se deve à diversificação das ofertas de turismo já que os visitantes brasileiros descobriram outras praias além de Cancun, em outros destinos na Riviera Maya, assim como Puerto Vallarta, Riviera Nayarit e Los Cabos. Além disso, os brasileiros exploraram as cidades coloniais e foram atraídos pela variedade de ofertas para o mercado de reuniões, convenções, romance e luxo.

Receba nossas newsletters