Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur discute o fortalecimento do cicloturismo em Minas Gerais

5573362a-785f-4c13-913e-f548349cbd5d

Reunião discutiu projeto para ampliar a prática de cicloturismo em Minas Gerais (Roberto Castro/MTur)

O fortalecimento do turismo de mountain bike e do cicloturismo no trajeto da Estrada Real, que interliga o Circuito das Águas ao Circuito Trilha dos Inconfidentes, em Minas Gerais, foi pauta de encontro, nessa quarta-feira (5), do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, com a deputada federal Greyce Elias e a subsecretária de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa. A expectativa é de que o projeto beneficie cerca de 1,2 milhão de cidadãos em mais de 30 municípios da região.

“Contem conosco, aqui no Ministério do Turismo, para oferecer novas opções de atrativos turísticos aos visitantes, diversificando a oferta turística e atendendo a uma demanda por áreas culturais, que estimulem a conservação da nossa biodiversidade e, ao mesmo tempo, sejam fator de geração de emprego e renda nas comunidades em que o clicloturista passar”, destacou Gilson.

A deputada Greyce Elias defendeu o potencial do turismo para alavancar a economia do país. “Eu creio que [o turismo] é um dos tripés para a retomada depois da Covid-19. Vamos precisar do turismo para fazer o Brasil gerar emprego, ter oportunidade e ao mesmo tempo dar qualidade de vida para as nossas famílias”, destacou.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), apontou que, apenas em julho do ano passado, as vendas de bikes aumentaram 118% no Brasil se comparado ao mesmo período de 2019. Para lojistas, esse aumento se deu principalmente pela busca da população por soluções para evitar aglomerações no transporte público.

Os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, ICMBio, Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, com apoio de voluntários de todo o Brasil estão sinalizando, estruturando e promovendo trilhas de longo curso, que podem ser percorridas de bicicleta. O país conta, atualmente, com 3.500 km de trilhas sinalizadas. A meta é chegar a 10.500 km nos próximos anos e movimentar o turismo em mais 2 milhões de pessoas por ano.

Receba nossas newsletters