Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Novos negócios consolidam Estrada do Chocolate como roteiro turístico na Costa do Cacau

Estrada do Chocolate Foto Tatiana Azeviche

Visitas guiadas a fazenda produtoras de cacau na Estrada do Chocolate (Tatiana Azeviche)

O trecho rodoviário entre Ilhéus e Uruçuca, na zona turística Costa do Cacau, onde funciona o roteiro histórico e gastronômico da Estrada do Chocolate, ganhou, nesta quinta-feira (9), novas atrações. A fábrica de chocolate Dengo abriu as suas instalações para visitação, com a oferta de experiência rural sustentável, restaurante e loja de produtos derivados do cacau.

“Esse exemplo demonstra que o Governo da Bahia está no caminho certo, estimulando a iniciativa privada a investir na associação da indústria sustentável ao turismo. Após a requalificação da estrada temática, o equipamento passou a receber novos negócios e hoje está consolidado como um roteiro turístico importante”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

A iniciativa contou com o incentivo da Secretaria de Turismo (Setur-BA), para estimular a atividade na região, onde estão instaladas mais de 80 marcas do setor chocolateiro. Na área da Dengo, o turista tem a oportunidade de conhecer uma fazenda de cacau e todo o processo da cultura, desde o plantio e colheita do fruto, até o uso das amêndoas para a produção do chocolate.

“Nossa motivação foi valorizar a cacauicultura e as pessoas que trabalham nessa atividade, provando que conservar e produzir é possível. Agora, essa estratégia se conecta com a cadeia do turismo, para demonstrar todo o potencial que existe aqui”, explicou o representante da Dengo, Ricardo Gomes.

O secretário Bacelar se reuniu em Ilhéus – que também é ponto de parada de cruzeiros marítimos com mais de 100 passageiros esperados nesta temporada – com representantes das 13 fazendas que integram a rota turística.

Na ocasião foi anunciada a criação do Conselho Gestor da Estrada do Chocolate. “Fiquei muito feliz com a consolidação dessa estrada conceitual. Acho que chegamos a um nível em que não se recua mais, porque todos estão com muita força de vontade”, comentou o gerente da fábrica Mentuá Chocolates, Raimundo Mororó.

Receba nossas newsletters