Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

OMT lança relatório sobre impacto do fim das restrições relacionadas a pandemia

passengers feiras passageiros aeroporto movimentação pessoas shopping compras divulgação omt OMT lança relatório sobre impacto do fim das restrições relacionadas a pandemia

Até 22 de março, 18 destinos ainda mantinham a vacinação obrigatória como condição de entrada em seu território (Divulgação/OMT)

Pouco tempo depois da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que a Covid-19 não configura mais uma emergência em saúde pública de importância internacional, a Organização Mundial do Turismo (OMT) publicou sua análise sobre a introdução e o fim das restrições de viagem durante todos os estágios da fase de emergência da pandemia. O estudo destaca as principais conclusões dos 11 relatórios publicados sobre o assunto neste período.

Durante a pandemia, esses relatórios forneceram à indústria global do turismo orientações e avaliações oportunas sobre as restrições de viagens e apresentaram uma análise dos fatores que influenciam essas restrições. Já este novo relatório da OMT ajudará nesse esforço e marcará outro marco nas ações da OMT que orientaram o setor nestes tempos sem precedentes, como diz o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

“Ficamos felizes com a decisão da OMS. Este é um sinal importante e é hora de reconhecer que a colaboração é a única maneira de superar os desafios diante de nós. Precisamos garantir que extraímos as lições relevantes desta fase, incluindo as relacionadas a restrições de viagens. Este novo relatório da OMT ajudará nessa empreitada e marcará mais um marco nas ações da OMT que orientaram o setor em nestes tempos sem precedentes”, afirmou ele.

Dados do relatório

As descobertas revelam que destinos em todo o mundo tiveram respostas muito variadas às restrições de viagem. Eles mostram que aqueles com melhor desempenho ambiental, padrões de saúde e higiene mais elevados e maior dependência do turismo tendem a suspender as restrições de viagens mais cedo, permitindo uma recuperação mais rápida em termos de chegadas de turistas internacionais.

Até 22 de março, 18 destinos ainda mantinham a vacinação obrigatória como condição de entrada em seu território

O novo relatório oferece um retrato da evolução das restrições de viagens, que atingiram seu pico em maio de 2020, quando 75% dos destinos ao redor do mundo fecharam completamente suas fronteiras, praticamente paralisando o turismo internacional. Obter maior conhecimento sobre o vírus facilitou uma abordagem mais flexível ao risco, permitindo que os destinos substituíssem esse bloqueio total por medidas mais leves, como testes e requisitos de vacinação para turistas, diz a OMT.

Por fim, este novo relatório destaca a situação atual, em que quase todos os destinos suspenderam suas restrições de viagem. No entanto, até 22 de março, 18 destinos ainda mantinham a vacinação obrigatória como condição de entrada para turistas. E dadas as vulnerabilidades expostas pela pandemia, a OMT destaca a necessidade de uma reavaliação abrangente das restrições de viagens, estratégias de recuperação e a intrincada interação entre os setores de meio ambiente, saúde e turismo.

Receba nossas newsletters