Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Opinião

OPINIÃO – Ferramentas para auxiliar o trade na retomada do turismo doméstico

Por Gustavo Vedovato*

Gustavo Vedovato

Gustavo Vedovato, country manager no Kayak no Brasil

O levantamento mais recente do Mapa de Restrições do Kayak indica que 125 países estão fechados para brasileiros, 90 estão abertos com restrições e seis estão abertos (primeira semana de maio). Esse fato, aliado à oscilação cambial, apresenta uma vantagem e um desafio para o turismo nacional: o turismo doméstico será o primeiro a participar da retomada do setor e ele precisa estar preparado.

Entre as vantagens competitivas do turismo doméstico estão facilidade de acesso, possibilidade de uso de automóvel, menos restrições, mas também o perfil do viajante, que procura por locais acessíveis para trabalho remoto, viagens curtas e para destinos na natureza, evitando aglomerações. O Kayak já viu uma alta na busca por destinos nacionais, principalmente para a região Nordeste, com destaques para cidades como Natal, João Pessoa e Recife, no comparativo da última semana de março com a primeira semana de maio de 2021.

As certificações de saúde e segurança também terão um papel importante para os viajantes, e isso pode gerar maior interesse por destinos, hotéis e atrações que seguem esses protocolos de maneira eficiente. Acredito que sairão na frente aqueles que demonstrarem isso da melhor maneira. Para a superação da crise, a aposta na segurança do hóspede e da equipe de colaboradores e medidas sanitárias atualizadas caminham juntas. Somente assim o cliente se sentirá confortável em fazer a escolha de sair de casa e escolher um destino, meios de transporte e de hospedagem.

Oferecer o que os parceiros e usuários estão buscando continua sendo o nosso principal objetivo. Por isso, além do Mapa de Restrições, lançamos algumas ferramentas como o Painel de Tendências, que verifica as intenções globais de pesquisa por voos domésticos e internacionais e a procura por destinos, além do filtro de alteração flexível. É possível também pesquisar passeios, disponíveis na nova seção Atividades.

Diante desse cenário desafiador, seguiremos apostando em tecnologia para o turismo. Por isso, também acabamos de abrir o Kayak Miami Beach , que será um laboratório não só para o nosso novo software de gestão hoteleira, mas também para futuras propriedades pelo mundo, do Kayak e também de parceiros hoteleiros.

Nosso time está em constante desenvolvimento de novas ferramentas. Queremos ajudar o parceiro comercial a aumentar seu volume de buscas e alcançar seus objetivos. Quanto ao cliente final, vamos oferecer cada vez mais formas para ele encontrar o que deseja, seja em passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros ou outros serviços de viagem.

*Gustavo Vedovato é country manager do Kayak Brasil e formado em Administração pela Universidade Mackenzie

Receba nossas newsletters