
O Paraná recebeu, nos cinco primeiros meses deste ano, 584.772 visitantes estrangeiros. O total representa um aumento de 26,2% com relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados divulgados pela Embratur, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Paraná tem muitos atrativos a oferecer e tem bastante potencial para receber turistas do exterior, como a capital Curitiba, as Cataratas do Iguaçu e outros destinos de natureza e aventura.
“O Paraná é um estado importante e que tem ganhado um grande destaque internacional por sua cultura, suas cidades, culinária, suas praias e seus destinos de natureza e aventura. Esse segmento é importante para o turismo brasileiro, que atrai turistas estrangeiros para o país, o que gera emprego e renda, e que também nos ajuda a preservar a nossa biodiversidade, fazendo com que nossas matas tenham mais valor de pé, preservadas”, afirmou Freixo.
Brasil segue crescendo
Nos primeiros cinco meses de 2025, o Brasil recebeu 4.887.229 visitantes internacionais, o que representa 70% da meta estipulada para o ano pelo Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que prevê a chegada de 6,9 milhões de turistas ao país até dezembro.
O número de chegadas de turistas internacionais no Brasil de janeiro a maio de 2025 superou os resultados de toda a série histórica para o mês. Foram 4,8 milhões de visitantes estrangeiros. O total representa um crescimento de 49,7% em relação aos primeiros cinco meses de 2024, quando chegaram 3,2 milhões visitantes do exterior.
Freixo, comentou os resultados. “O momento que o turismo brasileiro está vivendo não tem precedente no mundo. Em 2025, a chegada de turistas internacionais cresce 50%, enquanto a previsão da ONU Turismo para o resto do mundo está entre 3% a 5%”, destaca.
Os números superaram os resultados observados no mesmo período no ano de 2024, bem como nos anos de 2016 a 2018, quando vieram entre 3,3 e 3,4 milhões de turistas residentes em outros países, nos cinco primeiros meses, em cada ano, conforme pode ser observado na Tabela 1 com o ranking de chegadas internacionais ao Brasil, no período de janeiro a maio, nos últimos 17 anos.