Câmbio:

Idiomas:

Projeto do Sebrae fortalece o artesanato de Fernando de Noronha

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 01/09/2011 - 11:26

Pousadas e restaurantes de Fernando de Noronha incluíram em suas mesas peças que valorizam o artesanato e a cultura local, seguindo o conceito da iconografia do arquipélago, buscando uma identidade visual. A ação foi desenvolvida pelo Sebrae, em Pernambuco, através do projeto de gastronomia e realizada por meio do programa SebraeTec.

Os itens, desenvolvidos pelo Centro Pernambucano de Design (CPD), seguem o mesmo conceito da iconografia da Ilha. A produção foi acompanhada de perto pelos empresários, desde a avaliação até a aprovação dos objetos. Jogo americano, avental, porta-guardanapo, display de identificação da comida, porta-sachê e galheteiros fazem parte dos itens. Eles reúnem imagens que caracterizam a cultura da ilha e agora se integram à ambientação dos estabelecimentos a fim de fortalecer a identidade visual da localidade, através da valorização dos ícones.

Segundo a gestora do projeto do Sebrae, Valéria Rocha , a intenção era iniciar este trabalho como piloto com apenas cinco estabelecimentos, mas este número terminou sendo ampliando para 12. “A repercussão foi muito boa. As empresas ficaram muito satisfeitas e já está havendo procura de outros estabelecimentos interessados em aplicar o trabalho”.

O Sebrae já está estruturando uma nova proposta para outros estabelecimentos do arquipélago, e a ideia é trabalhar os produtos com base na palha e na renascença pernambucanas. Considerado caso de sucesso, o projeto deverá ser replicado também em outros estados.