Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Rota do Couro, uma imersão na história e na cultura de Cabaceiras (PB)

Foto Prefeitura de Cabaceiras Rota do Couro, uma imersão na história e na cultura de Cabaceiras (PB)

Oficinas de produção de artigos em couro podem ser visitadas Foto – Prefeitura de Cabaceiras

A Rota do Couro abre no Estado da Paraíba mais uma oportunidade do turismo de experiência, oferecendo ao turista uma imersão na história e na cultura do município de Cabaceiras, localizado no cariri paraibano.

O roteiro turístico está em fase de implantação e já oferece aos visitantes diversas atividades que demonstram na prática por que Cabaceiras é considerada uma referência nacional na produção de artesanato em couro. Para isso, a rota inclui desde visitas ao curtume, onde o couro é recebido e começa a ser tratado, até as lojas e ateliês que comercializam os mais diversos tipos de artesanato produzidos a partir dessa matéria-prima.

A Rota do Couro inclui as oficinas que produzem sapatos, bolsas e outros produtos, incluindo a ‘Oficina de Saberes”, que ensina essa arte centenária do município para jovens aprendizes. Em cada um desses locais, o turista pode não só acompanhar e interagir com os processos de fabricação, como também conhecer a história e as personalidades de cada lugar.

Ao todo, são cerca de 20 empreendimentos que fazem parte do roteiro turístico, incluindo não só a cadeia produtiva do couro, como também locais para hospedagem e degustação da gastronomia local. Para conhecer esses espaços, o turista pode optar por seguir apenas o roteiro do distrito da Ribeira, onde se concentra a maior parte da cadeia produtiva, percorrendo-o em um único dia, ou então seguir o roteiro de dois dias, com pontos de visitação nas zonas urbana e rural de Cabaceiras.

Outras informações sobre a Rota do Couro, que está sendo desenvolvida através do programa Agentes de Roteiros Turísticos, criado pelo Sebrae para fomentar o turismo criativo e colaborativo no Brasil, também estão disponíveis no endereço eletrônico https://cabaceiras.pb.gov.br/turismo.

Conforme ressalta a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, a criação de roteiros como esse são fundamentais para fomentar a atividade turística no interior do estado, oferecendo ao público novas formas de vivenciá-la.

“A colaboração e a simplicidade são fundamentais para as empresas que desejam priorizar engajamento, construir uma cultura saudável, estimular a inovação e obter resultados sustentáveis. É assim que o curtume de Cabaceiras, com todos os artesãos e empresários que produzem peças em couro, tem se desenvolvido e ampliado mercado. Logo, a Rota do Couro será um novo caminho para inspirar e surpreender os turistas e os amantes da cultura e das experiências autênticas desse lugar”, explicou a gestora.

 

Receba nossas newsletters