Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

São Paulo lança Programa São Paulo Amigo do Idoso

Nesta segunda-feira, dia 14, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lançou o Programa São Paulo Amigo do Idoso. O objetivo do projeto é atender os 11% da população paulista já acima de 60 anos, isto é, 4,6 milhões de pessoas. A cerimônia de lançamento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes reunindo diversas Pastas: Desenvolvimento Social, Esporte, Saúde e Turismo, com investimento total de 121,7 milhões de reais.

Como parte desta ação, a Secretaria de Turismo integra-se com o programa Melhor Viagem SP, possibilitando que cidadãos, a partir de 60 anos, tenham a oportunidade de viajar para destinos turísticos paulistas. “Estamos lançando este programa que vai melhorar a autoestima das pessoas que querem lazer, entretenimento e conhecimento”, disse Alckmin.

Para o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Márcio França, os aspectos positivos do programa poderão ser percebidos em vários cenários. Além de consolidar o fluxo turístico fora da alta temporada, movimentando a economia dos destinos turísticos, o programa também possui forte apelo de inclusão turística, fazendo com que o Estado organizado, facilite o acesso ao idoso “que, a partir deste programa, sente-se um verdadeiro turista, gerando aspectos positivos na vida de todos os participantes”, disse França.

Os destinos serão divididos em duas versões: praia e interior. Todos os viajantes da Melhor Idade ficarão hospedados em colônias de férias vinculadas a entidades de classe que, normalmente, têm baixa procura nos períodos de março a junho e de agosto a novembro. O Governo do Estado de São Paulo será responsável pelos pagamentos de todas as diárias, que incluem pensão completa, isto é, café da manhã, almoço e jantar. Além disso, caberá também ao Estado as atividades de lazer e entretenimento que serão realizadas durante as viagens. Já os municípios ou entidades ficarão responsáveis pelo transporte dos viajantes.

O Melhor Viagem SP funcionará da seguinte forma: grupos de idosos organizados (em geral vinculados a ações desenvolvidas pelas prefeituras ou outras entidades) de cidades com até 30 mil habitantes, deverão fazer a inscrição pelo site da Secretaria de Turismo, indicando, entre outras informações, o destino e datas de interesse. Vale ressaltar que todas as viagens terão duração de cinco dias (quatro diárias), de segunda a sexta-feira. São 200 vagas por semana, que serão divididas em quatro grupos de 50 idosos. Cada cidade pode inscrever apenas uma delegação. Assim, serão 800 idosos viajando por mês, 3.200 por semestre, 6.400 por ano.

Receba nossas newsletters