Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Sustentabilidade, gastronomia e inovação: Embratur e El Corte Inglés fecham acordo na Abav Expo 2023

Bruno Reis Embratur Eric Ribeiro ME 1 1 Sustentabilidade, gastronomia e inovação: Embratur e El Corte Inglés fecham acordo na Abav Expo 2023

Bruno Reis, gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur (Eric Ribeiro/M&E)

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) prepara uma série de ações especiais para a 50ª edição da Abav Expo, que acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro. Numa parceria com o M&E, a Embratur continua divulgando uma série de entrevistas com seus especialistas sobre o que podemos esperar de novidades provindas da agência durante os três dias de feira. Desta vez, com o gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, Bruno Reis.

Nesta quarta-feira (27), a agência assina um acordo com a empresa Viajes El Corte Inglés – agência de turismo da cadeia espanhola que reúne lojas de departamento em diversos países europeus. Três temas centrais norteiam a parceria: sustentabilidade, gastronomia e inovação. O gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, Bruno Reis, detalhou um pouco mais sobre essa parceria e como o acordo irá fortalecer a promoção dos destinos brasileiros no exterior.

Três temas centrais norteiam a parceria: sustentabilidade, gastronomia e inovação

Entre as novidades da parceria, está a oferta de uma experiência de imersão virtual interativa em destinos brasileiros, a criação de um hotsite apresentando os destinos brasileiros sustentáveis e os pacotes para conhecê-los, e a unificação do cardápio dos cafés da rede El Corte Inglês durante uma semana com produtos brasileiros, e QR Code que direciona para a venda de pacotes com destino ao Brasil, onde o turista pode conhecer cada uma das iguarias. Haverá também a projeção de peças da campanha publicitária da Embratur para o mercado Europeu nos telões de LED da rede varejista, nas lojas em que eles dispõem destes displays.

A El Corte Inglés está presente em mais de cem localidades nas mais importantes cidades espanholas, mas também tem unidades em Portugal, França, Itália, México, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Panamá, República Dominicana e Estados Unidos da América. Desde março deste ano, a Embratur vem trabalhando com a empresa para traçar um plano de ações com o objetivo de trazer mais turistas europeus ao Brasil, a partir do intercâmbio de dados sobre destinos e preferências dos consumidores. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a parceria irá fortalecer o Brasil na vitrine do turismo internacional.

“O trabalho em parceria com o El Corte Inglés amplia as ações que já estamos realizando na Embratur. O acordo com esta grande marca na Europa irá fortalecer os destinos brasileiros, nos colocando ainda mais na vitrine do mercado internacional. Temos pontos de conexão fortes, como priorizar sustentabilidade e incorporar tecnologias às ações promocionais”, explicou Freixo.

MERCADO & EVENTOS – A Embratur irá oficializar, durante a Abav Expo, uma parceria com a empresa Viajes El Corte Inglés, uma cadeia de estabelecimentos multimarcas da Europa que também é uma importante agência de viagens. Estão presentes em todas as importantes cidades espanholas e em Portugal. O que há de inovador nesta parceria?

Com o Viajes El Corte Inglés, também vamos ampliar o estímulo dos turistas europeus para o consumo dos produtos do Brasil. Iremos, de maneira conjunta, estabelecer uma meta de pacotes turísticos vendidos pela empresa na intenção de diversificar o produto Brasil.

Bruno Reis – A Embratur está estabelecendo acordos e parcerias para aumentar, ainda mais, a venda de produtos do Brasil nas prateleiras das grandes operadoras do mundo inteiro. Por isso, o Viajes El Corte Inglés faz parte do nosso plano de trabalho. No desenho dessa estratégia 360° iremos promover os destinos brasileiros na Europa. Com o Viajes El Corte Inglés, também vamos ampliar o estímulo dos turistas europeus para o consumo dos produtos do Brasil. Iremos, de maneira conjunta, estabelecer uma meta de pacotes turísticos vendidos pela empresa na intenção de diversificar o produto Brasil.

M&E – Além de uma estratégia 360°, que será realizada de outubro/2023 a dezembro 2024, que outras ações estão previstas?

Bruno Reis – Além dessas iniciativas previstas para o período entre outubro deste ano a outubro de 2024, vamos lançar um hotsite, que mostra um pouco dos destinos brasileiros, suas particularidades e seus encantos. Também iremos promover a Semana da Gastronomia brasileira nas 73 cafeterias e restaurantes dos complexos comerciais El Corte Inglés, incluindo QRCode nos cardápios para promoção da gastronomia típica e dos destinos nos pacotes. Com isso, queremos explicar mais um pouco mais da cultura do nosso país por meio da gastronomia. Essa é uma referência que a Embratur quer trabalhar nessas iniciativas, o que é inovadora e muito interessante.

Também iremos promover a Semana da Gastronomia brasileira nas 73 cafeterias e restaurantes dos complexos comerciais El Corte Inglés, incluindo QRCode nos cardápios para promoção da gastronomia típica e dos destinos nos pacotes

M&E – É crescente a chegada de turistas estrangeiros ao Brasil preocupados com a questão da sustentabilidade nos destinos. Trabalhar o Brasil como um destino sustentável também será foco desta parceria?

Bruno Reis – Assim como uma preocupação mundial, a sustentabilidade é um eixo central da Embratur. Pela parceria, iremos lançar um website com pacotes turísticos sustentáveis no Brasil, que contemplem iniciativas ESG e tenham experiências sustentáveis de viagens. Os destinos brasileiros têm se posicionado dessa maneira, priorizando as práticas sustentáveis, preservando o meio ambiente e promovendo o bem estar, como as cidades de Bonito (MS), Fernando de Noronha (PE), muitas cidades no Rio Grande do Norte e outros estados. Assim como essas localidades, também queremos promover e fortalecer esse trabalho em conjunto.

M&E – Além da sustentabilidade e da gastronomia, qual o outro foco da parceria?

Bruno Reis – O nosso trabalho em conjunto irá girar em torno de três pilares: Sustentabilidade, gastronomia e inovação, que será contemplada com uma maneira mais inspiradora de vender os destinos brasileiros. Iremos utilizar o metaverso e trazer para o mundo virtual o que o Brasil real tem de melhor. Com isso, ficará mais claro ao turista o quão incrível e maravilhoso o Brasil é.

M&E – Outro objetivo da parceria é posicionar o destino Brasil no “Top of Mind” junto às marcas Viajes El Corte Inglés e Logitravel na Espanha e Portugal. Como será o plano de trabalho nesse sentido?

Bruno Reis – No “Top of Mind”, queremos aumentar a relação aos outros produtos semelhantes que existem dentro dessa mesma operadora. O que a Embratur quer e espera é que o Brasil aumente o market share de venda, principalmente da Espanha e de Portugal, para que a gente tenha um crescimento efetivo de turistas para o Brasil no curto prazo.

Receba nossas newsletters