O Ministério do Turismo, Investimento e Aviação das Bahamas assina uma Carta de Acordo com a SpaceX (Space Exploration Technologies Corp.) estabelecendo uma colaboração estratégica que posiciona o arquipélago carienho como um destino global para testemunhar pousos de foguetes.
A SpaceX está finalizando os projetos da missão em que um dos drones da empresa servirá como local de pouso do Falcon 9 a leste de Exumas, oferecendo um espetáculo que só pode ser visto nas Bahamas. Esta oportunidade única prepara o terreno para os turistas testemunharem eventos espaciais em navios de cruzeiro, resorts e vários pontos turísticos, consolidando a posição do destino caribenho como um protagonista na indústria emergente do turismo espacial.
A visibilidade exclusiva dos pousos de foguetes por drones de diversas ilhas das Bahamas distingue o país como o único do gênero no mundo. “Esta parceria marca uma nova era para as Bahamas. Estamos honrados em trabalhar com a SpaceX para permitir que seus foguetes Falcon 9 pousem com segurança por drones nas águas das Bahamas, ajudando a continuar seus esforços para a reutilização de foguetes”, afirma o vice-Primeiro-Ministro e ministro do Turismo, Investimento e Aviação do destino, Chester Cooper.
A SpaceX se comprometeu a apoiar a criação de uma instalação espacial ou local de exposição, além de um traje espacial. Espera-se que esta exposição, a única fora dos Estados Unidos, atraia atenção e participação significativas tanto de cidadãos das Bahamas como de turistas internacionais.
Fundadora e CEO da STEMBoard, Aisha Bowe, desempenhou um papel importante nesta conquista. Este ano ela se tornará astronauta e será a primeira bahamense a chegar ao espaço. A sua inspiradora jornada corresponde à visão das Bahamas para a inovação e a educação. Em colaboração com a SpaceX, a experiência de Bowe e as contribuições do STEMBoard foram essenciais para delinear os procedimentos para operações espaciais em território bahamense.