Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Termo de compromisso visa melhoria operacional do bonde do Corcovado

Ronald Ázaro, secretário do Rio de Janeiro, Sávio Neves, presidente da Companhia de Trens do Corcovado e Marco Paes, diretor de Operações da TurisRio assinando o termo de compromisso

Ronald Ázaro, secretário do Rio de Janeiro, Sávio Neves, presidente da Companhia de Trens do Corcovado e Marco Paes, diretor de Operações da TurisRio assinando o termo de compromisso


Em resposta aos problemas que aconteceram no Corcovado na última sexta-feira (03/01) – em que o bondinho que leva ao monumento teve uma pane durante a descida deixando 120 turistas presos no caminho, a espera de resgate -, o secretário de turismo do Estado do Rio de Janeiro, Ronald Azaro, e o presidente da companhia de Trens do Corcovado, Sávio Neves,  se reuniram na tarde de hoje (06/01) para assinar um termo de compromisso com medidas preventivas que foram adotadas para a normalização da operação dos trens do monumento. 


As ações envolvem a instalação de um kit de emergência em todos os vagões; a inclusão de um mecânico capacitado para solução imediata de possíveis problemas técnicos; a ampliação da venda antecipada pela o internet (hoje corresponde a 93% das vendas); estabelecer ações de conforto para os passageiros, como distribuição de água e assistência a idosos e portadores de necessidades especiais; e informar em regime de plantão à Setur-RJ qualquer problema operacional mais grave que resulte impacto no translado de passageiros. O termo ainda destaca o pedido da renovação da frota dos bondes que vem sendo feito desde 2005, mas não foi autorizado pelo Governo Federal. 

“Os novos bondes vão dobrar a capacidade de transporte de passageiros, passando de 4,2 mil passageiros por dia para nove mil/dia. Também há um projeto para renovar as estações do Cosme Velho e do alto do Corcovado para se adequar a demanda de turistas. Porém, é preciso lembrar que o corcovado tem uma capacidade limitada e não comporta as 20 mil pessoas por dia que desejam visitar o monumento”, aponta Sávio Neves. Após a aprovação dos três novos bondes, que custarão 64 milhões de reais, são necessários três anos até a chegada e instalação das máquinas, tempo em que seriam feitas as obras de melhorias nas estações Cosme Velho e alto do Corcovado. 

De acordo com o presidente da companhia, o dia 29/12 foi a primeira vez que o bondinho do Corcovado operou com capacidade máxima de passageiros. Sávio também destacou que a linha férrea nunca sofreu nenhum acidente em seus 130 anos de atividade. “Temos dois grandes problemas no bondinho que ocasionalmente atrapalham o funcionamento: um é a queda de galhos de árvores, impedindo a passagem do trem, e o outro é a queda de luz, responsabilidade da empresa Light”, afirmou Neves.

“Esse termo de compromisso visa aumentar o conforto e a segurança dos turistas, para que eles se sintam acolhidos pelo Rio de Janeiro. Não queremos que eventuais panes – que são inevitáveis – manchem a imagem do nosso estado. Esperamos que com essas ações, que entraram em vigor ontem (05/01), o tempo de correção do problema seja reduzido, diminuindo os transtornos”, esclarece Ronald Ázaro.

Foto destaque: Ronald Ázaro, secretário do Estado do Rio de Janeiro, e Sávio Neves, presidente da Companhia de Trens do Corcovado com Termo de Compromisso assinado.

Receba nossas newsletters