Tiradentes Mais, projeto que valoriza o potencial turístico da histórica cidade de Minas Gerais, tem como objetivo primordial ampliar a demanda, aprimorar a prestação de serviços da cadeia turística e divulgar os atrativos. O coletivo, que reúne 53 empreendedores, inicia sua segunda fase de atuação com o objetivo de alavancar a demanda turística, beneficiando moradores e prestadores, com consequente contribuição para a qualificação dos serviços propostos.
Também faz parte dos objetivos desse segundo momento da iniciativa unir o maior número de empresários em prol do fomento do turismo regional e criar ações direcionadas que promovam a cidade no Brasil e no exterior, valorizando seus diferenciais, entre eles a arquitetura preservada, as tradições culturais e culinárias, sua importância histórica e seus diferentes apelos turísticos, seja como destino de casamento ou viagem romântica, destino de lazer ou de esportes de aventura.
De acordo com a empresária Gabriela Barbosa, uma das integrantes do grupo, o objetivo sempre foi e ainda é gerar maior visibilidade a Tiradentes. “Nosso produto é a cidade, e o grupo, por essa perspectiva, é o meio que viabiliza o projeto de como se vender a cidade, beneficiando o município como um todo e os parceiros/prestadores de serviços”, afirma. “Quando surgiu esta iniciativa, éramos apenas 20 representantes das áreas de hotelaria, restaurantes e comércios variados, que nos associamos com esta finalidade.”
Com adesão crescente de representantes de hotéis, pousadas, restaurantes, lojas de artesanato, docerias artesanais, receptivos, ateliês e até um alambique, o grupo concentra a oferta de serviços e atrações em quatro pilares. “Tiradentes sintetiza tudo o que Minas tem de melhor a oferecer. Para sistematizar, concentramos nosso foco de atuação e divulgação em Hospedagem, Gastronomia, Consumo/Compras e Arte e Cultura”, explica Gabriela. “Nossa intenção é, com isso, ampliar a demanda por conta do aumento da oferta qualificada de serviços e de nossa diversidade. Temos propostas para turismo de aventura, contemplação, celebrações, cultura, gastronomia, design e muita cultura”, exemplifica.
Nesta segunda fase do Tiradentes Mais, agora com um grupo mais robusto, já foi criado um site, ativadas redes sociais como Facebook e Instagram e o coletivo fará parceria com uma faculdade local para um estudo de mercado. Além disso, e dentro do plano estratégico, está prevista a realização de um workshop de imersão para profissionais do trade e ações junto à imprensa e influenciadores.
“Dentre outras ações que o ‘Tiradentes Mais’ desenvolveu em seu início, criamos uma estratégia ampla de ‘destination branding’, com identidade visual, logos e anúncios, resultando em um aumento de 30% nos negócios e o projeto foi escolhido como exemplo de Boa Prática com base no Estudo de Competitividade 2014, emitido pelo Ministério de Turismo e pelo Sebrae Nacional”, complementa o hoteleiro Ted Dirickson.