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Destinos / Política

Turismo histórico-cultural no Sul é foco da nova campanha do MTur

Campanha lançada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Iphan reúne representantes do setor

Campanha lançada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Iphan reúne representantes do setor. Foto: Glória Tega/Iphan

Foi lançada nesta quinta-feira (7), em Porto Alegre, a campanha “Patrimônio Cultural do Sul: turismo cultural como ativo para o desenvolvimento das cidades históricas”. A cerimônia contou com a presença do secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, Aluizer Malab, e da presidente do Iphan, Kátia Bogéa.

A campanha tem como objetivo estimular a visitação turística de locais históricos e de riqueza cultural, como edificações, conjuntos urbanos, manifestações, bens arqueológicos e ferroviários, visando sua preservação e implementação de medidas sustentáveis. A instituição da Política Nacional de Gestão Turística dos Patrimônios Mundiais foi escolhida como uma das 35 metas do Governo Federal para os primeiros 100 dias da gestão Bolsonaro.

Além de valorizar a história e a cultura da região, o turismo gera empregos e impostos para as comunidades em torno de locais visitados. “Os bens naturais e manifestações culturais protegidos, em todo Brasil, possuem grande potencial turístico que, trabalhados e qualificados, como nessa parceria entre o MTur e o IPHAN, podem ampliar a atração de turistas e o desejo de explorar esses atrativos, além da responsabilidade de se preservar, ainda mais, o nosso patrimônio”, disse o secretário do Ministério do Turismo.

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