
Começa amanhã (16/06) a segunda edição do M.I.N.D. – Meetings & Incentive Networking in Denmark; um workshop voltado para a indústria de turismo de negócios e incentivos; realizado em Copenhague. A proposta do evento é divulgar o conceito de Meetovation; uma nova maneira de realizar encontros de negócios; para torná-los mais interessantes para os participantes.
O Meetovation é baseado em cinco pilares: envolvimento das delegações; uso criativo dos espaços; operações ecológicas; integração com a cultura local e medição do retorno do investimento. “A ideia surgiu em 2003; quando queríamos propor uma maneira mais criativa de se fazer negócios; evitando que os participantes ficassem entediados com as reuniões. Desde então viemos capacitando as pessoas ligadas a essa área e procurando parcerias com hotéis e centros de convenções que apóiem nosso conceito”; explica Anja Hartung Sfyrla; gerente de Marketing Internacional e Turismo de Negócios do VisitDenmark.
Para realizar o projeto; a entidade recebeu do Ministério do Turismo da Dinamarca cerca de 480 mil euros; e o resultado é que hoje 180 funcionários de quase 80 hotéis e centros de convenções do país completaram a capacitação e receberam o certificado de “Meetovators”. Além do treinamento; entre as sugestões do meetovation estão o uso inteligente e criativo do lugar de reuniões; a redução do gasto de papéis e o uso de comidas mais saudáveis.
“Tivemos sucesso nos primeiros anos com eventos dinamarqueses; e pensamos em elevar isso a um nível internacional; o que estamos conseguindo fazer muito bem. Em 2009; por exemplo; auge da crise econômica; tivemos o nosso melhor ano”; conta Jonathan Choen; gerente de Vendas Internacionais e Turismo de Negócios da VisitDenmark. Em 2009; a Dinamarca recebeu 151 eventos internacionais; ficando em 18º lugar no ranking da ICCA (contra 128 em 2008 e 118 em 2007). Já a cidade de Copenhague ficou em 6º lugar; com 103 encontros de negócios.
Mercado brasileiro – Este ano; uma comitiva brasileira foi chamada pela primeira vez para participar do evento; que conta com três operadores e o MERCADO&EVENTOS; único representante da mídia sulamericana a cobrir o M.I.N.D..
O Brasil é um novo mercado que começou ano passado a ser explorado pela Dinamarca; que participou pela primeira vez da Abav em 2010. Este ano a comitiva dinamarquesa esteve na Braztoa e voltará para a Abav. Segundo André Sydney Meyer; coordenador de Marketing do Visit Denmark; desde 2009 o número de turistas brasileiros vem crescendo no país. “É ainda um número bem pequeno; mas em termos de percentagem; foi um crescimento relativo”.
O número de pernoites de brasileiros na Dinamarca em 2007 foi de 11.892. Já em 2010; o número pulou para 21.734.
Jonathan Cohen