Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Destinos

Vivência Tribal das Aldeias Krahô é o novo projeto de etnoturismo da Tekoá

 

Líderes de tribos Krahôs se reuniram com representantes de operadoras em São Paulo

Líderes de tribos Krahôs se reuniram com representantes de operadoras em São Paulo

SÃO PAULO – Localizada no município de Itacajá, nordeste do Tocantins, a reserva da Kraholandia conta com 36 tribos Krahôs. Com o intuito de promover o turismo de experiência e vivenciar a cultura indígena, a agência Tekoá criou, juntamente com líderes tribais e o indigenista Fernando Schiavini, o novo projeto “Vivência Tribal das Aldeias Krahô”.

A ideia do projeto partiu da aldeia, está sendo trabalhada pela Tekoá nos últimos dois anos e conta com apoio de diversas operadoras como a EcoMar Viagens e Turismo, Adventure Club Viagens da Natureza, Freeway Viagens e Ambiental Viagens.

Marcos Luz, diretor comercial da Tekoá, acredita que o projeto pode trazer benefícios e visibilidade para a aldeia. “A expectativa é que além do financeiro o projeto traga um retorno para a aldeia muito maior, pois traz visibilidade para os problemas sociais que eles encontram. A ferramenta do turismo pode fazer uma diferença incrível para as comunidades indígenas do Brasil”, comentou.

O projeto pretende inserir os visitantes dentro da cultura das tribos Krahôs, evitando que se tornem espectadores do que acontece na tribo. A proposta é trazer visibilidade para a cultura indígena e brasileira que é pouco explorada no país e, ao mesmo tempo, promover um turismo responsável e sustentável, de modo que as tradições mantenham sua autenticidade e não percam a identidade.

Neucedir Valerio, consultor de vendas da EcoMar, analisa que o turismo étcnico e ecológico deveria ser mais explorado pelas agências. “Acredito que o ecoturismo é um produto que pode se vender. Estou sempre buscando destinos e experiências diferentes para nossos clientes”, disse Neucedir, que também prevê um famtour para o destino no ano que vem. “A EcoMar pretende promover uma famtour com agentes do Rio de Janeiro para vivenciar e conhecer a cultura Krahô, no inicio de setembro de 2019. É um lugar emocionante, com uma vibração incrível e estamos muito felizes de fazer parte do projeto”, finalizou.

Os roteiros são de sete dias e seis noites e foram criados de maneira que se adaptem as festividades Krahôs. Eles ficarão disponíveis pelas operadoras em breve e, até o momento, estão previstas três saídas para a visitação das aldeias: Entre 16 e 21 de abril, de 17 a 23 de junho e entre 25 e 31 de julho.

Receba nossas newsletters