Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Política / Turismo em Dados

ABIH espera aumento na ocupação hoteleira em todo país durante Reveillon

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional junto às ABIHs estaduais levantou as taxas de ocupação para a festa do final de ano e para o verão 2020, e revelou números bastante positivos das regiões Norte, Sul, Nordeste e Sudeste do país. A expectativa é que esta temporada apresente crescimento em diversos destinos do país.

“O resultado geral do nosso levantamento indica o que já sabíamos através de nossa interação com as ABIH estaduais e outras lideranças do setor: o turismo está crescendo em todo país. Isso não e à toa. A retomada da economia está fazendo o brasileiro investir no seu lazer e na realização dos seus sonhos, como por exemplo, conhecer novos lugares e culturas desse imenso país tão cheio de atrativos”, afirmou Manoel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional. “Não podemos esquecer também que a liberação dos vistos para americanos, canadenses, japoneses, australianos, chineses e sauditas também incrementou o resultado”, completou.

Para o presidente da ABIH Nacional, esses números refletem a percepção do governo federal de que o turismo pode ser o grande indutor da economia brasileira nos próximos anos. “Temos um presidente que entendeu, como nunca antes nenhum outro, o papel transformador da indústria do turismo. Para 2020 já temos garantido um orçamento de 1 bilhão de reais para o Ministério do Turismo – quase 5 vezes o valor da proposta original – e a transformação da Embratur em agência de divulgação dos destinos brasileiros no exterior. Terminamos o ano com crescimento em todo o país e com as medidas efetivas que foram tomadas pelo presidente Jair Bolsonaro, os resultados se acentuarão e se consolidarão ainda mais no médio e longo prazos”, finalizou Linhares.

Nordeste

Em Salvador, por exemplo, os hotéis comemoram a alta procura e esperam que a ocupação no Réveillon chegue aos 100%. Segundo o levantamento da ABIH-Bahia, os índices do mês de janeiro devem ficar acima dos 90%. Em Pernambuco, Recife e Porto de Galinhas são os destaques. Para o final do ano, a ocupação deve se aproximar dos 100% nas duas localidades. Já em janeiro, o índice esperado está em torno de 90%.

O Ceará é outro destino que deve apresentar números semelhantes. Dados da ABIH-Ceará apontam para 95% de ocupação na rede hoteleira do estado. Para janeiro, a perspectiva fica em torno de 80%. Em Alagoas, segundo a ABIH local, a ocupação deve chegar a 92% no Réveillon. No Rio Grande do Norte, os números são parecidos: 91% no mesmo período.

Norte

No norte do País, a expectativa da ABIH-PA é de crescimento de 18% para o Réveillon e de 4% para janeiro, comparados com o ano passado.

Sudeste

Na capital carioca, a média de ocupação durante o feriado do final de ano está em 87%. Os bairros mais visados são Ipanema, Copacabana, Barra da Tijuca, Leblon, Flamengo e Botafogo. Para a noite do Réveillon, especificamente, essas regiões já registram média acima dos 90%.

De acordo com a ABIH-Espírito Santo, o estado deve ficar com índices por volta de 96% no Réveillon, enquanto em janeiro esse número está em torno de 88%. Já Belo Horizonte, destino que, segundo dados da ABIH-Minas Gerais, vem aumentando gradualmente sua ocupação nesse período, atingirá nesse Réveillon a média de 59%, o que significa um aumento de 4% em relação ao ano passado. Isso mostra que a cidade que tradicionalmente sempre foi um destino de negócios está também atraindo mais visitantes no final do ano.

Sul

Na região Sul, o grande destaque esse ano é Foz do Iguaçu. A cidade está registrando uma taxa de ocupação inédita para o Réveillon. Os números, segundo a ABIH-Paraná, chegam a 86%. Em Curitiba, os índices registram uma taxa de ocupação em torno de 60% para o período.

Santa Catarina, com diversos destinos muito procurados no verão, como Florianópolis e a região conhecida como Costa Verde, está com cerca de 90% de ocupação para as festas de final de ano. No Rio Grande do Sul, o cenário é de otimismo. No Réveillon, nos três principais balneários do estado, as taxas de ocupação devem chegar a 100%, assim como Gramado. Em janeiro, a expectativa é que a ocupação ultrapasse os 85%.

Receba nossas newsletters