Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Hotelaria

ABIH-SP identifica oportunidades para melhorar resultados obtidos pela hotelaria

unnamed

Profissionais apontaram meios para otimizar os preços e a distribuição, de forma a maximizar receita e lucros

A ABIH-SP realizou mais um encontro departamental para debater a dinâmica dos canais de distribuição; participação de mercado (market share) e os impactos do revenue adicional sobre o resultado operacional bruto, conhecido pela sigla em inglês G.O.P (Gross Operating Profit).

Gustavo Jarussi, diretor da ABIH-SP e de operações Latam do Grupo Pestana, foi o anfitrião do encontro, realizado no Hotel Pestana São Paulo, com a expressiva participação dos profissionais de Vendas e Marketing – Revenue Management. “Estamos reunidos aqui para ver quais são nossos problemas, identificar gargalos e entender como juntos podemos encontrar soluções que ajudem a melhorar nossos resultados”, Jarussi.

Após apresentação de um estudo de caso, os profissionais responsáveis pelo uso estratégico dos indicadores de desempenho, dados de mercado local, tarifas de concorrentes e outras análises que ajudam prever a demanda, apontaram meios para otimizar os preços e a distribuição, de forma a maximizar receita e lucros.

Nos empreendimentos sediados na capital (São Paulo) imaginava-se, a princípio, ‘um novo normal’; com mais distanciamento e menos movimento. No entanto, o comportamento da demanda pós-pandemia revela o contrário. “O fato dos sul-americanos gostarem de manter contato pessoal; valorizarem a reunião presencial familiar considerarem importante a participação em eventos corporativos presenciais, atua provavelmente como fator favorável à hotelaria e contribui com a recuperação gradual dos resultados”, resume Jarusi.

SP PARA TODOS – Outro aspecto positivo destacado refere-se ao relevante trabalho desenvolvido pelo São Paulo Convention and Visitors Bureau, com a captação de eventos para a cidade. Além disso, “as mídias sociais, que atualmente veiculam propagandas ligadas à oferta de experiências vivenciadas com segurança, tornam os próprios moradores da cidade público-alvo para ocupação hoteleira paulistana; atraído pela riqueza cultural e gastronômica existentes na capital”, conclui o anfitrião.

“A retomada da demanda, baseado no principal pilar, que é a recuperação da diária média aos níveis de 2019, com foco no resultado líquido, analisado canal por canal de venda, foi o ponto focal deste primeiro encontro”, afirma Diego Lando, referindo-se também às negociações diretas que são realizadas pela força de vendas, no âmbito da iniciativa privada e do poder público.

INSCRIÇÕES ABERTAS –  Próximo encontro departamental da ABIH-SP será com o time de eventos. Entre outros temas, os participantes responderão questões do tipo: O que mudou? Existe um novo formato? Demanda represada, até quando? É possível pensar em recuperação da Tarifa? Inscrições: https://forms.gle/NakitDZo7B1pphuj8.

Receba nossas newsletters