Dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) mostram que os argentinos representam 44,3% do total de turistas estrangeiros que visitam Salvador durante a alta estação. O verão é o ponto alto, mas a invasão argentina em solo baiano ocorre durante todo o ano.
“As festas e o clima da cidade são os principais atrativos para os turistas argentinos. A recepção calorosa e a reestruturação da cidade fazem toda a diferença na hora de escolher um destino para passar feriados ou períodos festivos. Além disso, a capital baiana é repleta de história e belezas naturais, praias de águas mornas, gastronomia e músicas únicas, que dão conforto, alegram e induzem o retorno imediato no ano seguinte”, garante Pablo Virasoro, cônsul da Argentina na Bahia.
Entre 28 de dezembro e 1º de janeiro ocorre o Festival Virada Salvador 2019, e a expectativa é que a cidade receba cerca de 461 mil turistas, um aumento de 7,2% em relação ao ano passado, sendo 75 mil estrangeiros, o que deve proporcionar uma injeção de quase R$ 500 milhões na economia local.
A promoção de Salvador como destino turístico tem sido realizada constantemente nas redes sociais, além de roadshows promovidos em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, realizadas em 29 cidades brasileiras e estrangeiras, capacitando 4 mil operadores de viagem.
Este esforço será responsável pela movimentação de R$ 500 milhões somente durante os cinco dias do festival da virada, gerando emprego e renda em todos os setores produtivos ligados ao turismo. O setor hoteleiro, por exemplo, espera um acréscimo de pelo menos 11% em relação ao evento anterior, quando a ocupação média foi de 82%, alcançando 98% na noite da virada.
A Secult estima um gasto individual em torno de R$ 980 aplicados em alimentação (35%), deslocamento interno (29%), compras (18%), hospedagem (14%), guias e excursões (2%) e espetáculos em geral (2%).