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Hotelaria

Atrio Hotel se torna a primeira empresa de gerenciamento hoteleiro com capital 100% nacional

Paulo Caputo, da Átrio Hotel (Foto: divulgação/ assessoria de imprensa)

Paulo Caputo, da Átrio Hotel (Foto: divulgação/ assessoria de imprensa)

Com foco no crescimento, a Átrio Hotéis anunciou que obteve alta de 30% em número total de apartamentos operados sob sua gestão em todo o Brasil em 2021. Já o recorte direcionado ao indicador total de prédios de hotéis e resorts soma incremento de 20%. A empresa também se tornou a primeira com capital 100% nacional.

“Nosso plano de chegar em 100 hotéis até o final de 2023 está mantido. E faremos isso com respeito ao capital do investidor, à escolha dos hóspedes e ao trabalho dos nossos colaboradores. Todos os dias, nós trabalhamos para melhorar a distribuição, ampliar a receita, incrementar a margem e entregar mais qualidade”, diz Beto Caputo, CEO da Atrio Hotel  Management.

Os dados são do estudo Hotelaria em Números – Brasil 2022. Lançado na semana passada, em São Paulo, o estudo foi realizado pela JLL com apoio e incentivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e da Resorts Brasil.

Ele foi elaborado com base em questionários preenchidos por aproximadamente 500 hotéis, resorts e flats sobre sua performance em 2021, com o objetivo de apresentar um panorama da performance dos empreendimentos, com ênfase nos parâmetros sobre distribuição de receitas e despesas da operação.

Em números absolutos, enquanto no ano passado (referente a dados de 2020) a Atrio somava 64 hotéis administrados, nesta edição (referente a dados de 2021), a companhia soma 75 empreendimentos sob sua gestão, o que significa um crescimento de 17%. Juntos, eles representam um total de 10.928 apartamentos em hotéis e resorts, 27% a mais do que os apurados na edição anterior (8.542 apartamentos).

Há 10 anos, em 2021, com a administração de 12 hotéis e 1.552 apartamentos, a Atrio ocupava a 21ª posição no ranking que elenca as 50 maiores companhias em operação no Brasil. Esse número foi se alterando ao longo dos anos até que, em 2017, a companhia atingiu um novo marco, que foi a 15ª posição no mesmo ranking.

Um novo desafio foi imposto e hoje a Atrio mantém seu o posicionamento, conquistado no ano passado e confirmado neste ano, entre as três maiores, duas delas com parte do capital internacional.

“Nós chegamos nesta posição é difícil, mas é igualmente desafiador nos mantermos nela. Nós vivemos uma escalada de crescimento ao longo dos últimos 10 anos e isso nos preparou para o salto que demos na pandemia e que só foi possível graças a um trabalho de resiliência em todas as áreas companhia, identificando novas oportunidades e melhorando processos de gestão interna e externa”, diz diz César Nunes, vice-presidente Comercial e de Marketing da empresa.

Análise de 2021

Entre suas principais conclusões, o estudo fala sobre o impacto da Covid-19 na hotelaria, e sua observação em diferentes fases, desde a suspensão total das viagens, passando pelos diferentes momentos de reabertura e até a flexibilização atual, observada desde março deste ano.

Quando comparado com a variação do Índice de Correção da Inflação (IPCA), a diária média dos hotéis do país em 2021 estão 42% defasadas em relação à diária média de 2011. Nos primeiros sete meses de 2022, não só as taxas de ocupação vêm numa crescente, mas também as diárias médias que já caíram para um nível de 26,5% de defasagem em relação ao IPCA.

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