Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Hotelaria / Serviços

Estado do Rio de Janeiro abre temporada dos festivais de inverno

Café Escola 2

Festival Gastronômico Delícias do Vale do Café reúne cafés, restaurantes, sanduicherias e docerias

Com o tempo mais frio aportando no Rio de Janeiro, os eventos de inverno, festivais gastronômicos, musicais e de cinema, são a pedida perfeita. Confira o que de mais relevante está na agenda por todo o Estado do Rio.

No Sul Fluminense, ainda dá tempo de curtir o último fim de semana, de 19 a 22 de maio, do Festival Gastronômico Delícias do Vale do Café. O evento, que tem como objetivo valorizar a cultura gastronômica, repleta de histórias e tradições, reúne 11 municípios que compõem a região: Valença, Vassouras, Barra do Piraí, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Rio das Flores, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul e Rio Claro, e os distritos Ipiabas e Conservatória.

Além dos mais de 60 estabelecimentos, entre cafés, docerias, sanduicherias e restaurantes, fazendas históricas e produtores do Vale também participam do festival, ressaltando a gastronomia de excelência e integrando os produtores com empresas de gastronomia e hotelaria da região.

Ainda na região, acontece o 1º Festival de Cinema de Vassouras, de 22 a 29 de maio. O evento fará homenagem aos profissionais de destaque no audiovisual com o Troféu Paulo José e conta com renomados representantes no júri técnico.

Várias figuras do cinema, entre elas Andréa Beltrão, Reynaldo Gianecchini, Eduardo Moscovis, Simone Spoladore, Caco Ciocler, Zé Celso Martinez, Mariana Lima, Fernando Alvez Pinto, entre outros, competirão na seleção oficial. Mais de 400 filmes foram inscritos em categorias distintas, alguns deles destacando cineastas e artistas reconhecidos.

Entre os dias 01º e 19 de junho, os amantes de um bom vinho têm programa garantido na cidade imperial de Petrópolis, que recebe a 12ª edição do Serra Wine Week. O maior evento de vinhos do estado do Rio de Janeiro contará com a participação de vários estabelecimentos, entre restaurantes, bistrôs, delicatessens, hotéis e pousadas, inclusive lojas virtuais, com a venda de vinhos selecionados com preços especiais.

Quem estiver pela capital, poderá desfrutar de mais um evento de vinhos. O Fashion Mall, em São Conrado, promove a primeira edição do Fashion Wine Rio, que levará ao público a exposição e venda de rótulos nacionais e internacionais, nos dias 10 e 11 de junho, no Piso L3. Em um ambiente exclusivo reservado ao “Fashion Wine Rio”, os clientes terão a oportunidade de degustar vinhos e espumantes de vários países, assim como diversos produtos artesanais, tais como Béarnaise Sauce, mel trufado e patê, da Santon Gastronomia; queijos e geleias, da Delícias de Minas; e chocolates de Andrea Vanzin; entre outros, que também estarão à venda no local.

Já nos meses de junho e julho, as cidades de Paraty (10 e 12/06), Rio das Ostras (16 a 19/06), Niterói (24, 25 e 26/06) e Barra do Piraí (15 a 17/07) servirão de palco para os amantes da boa música com o primeiro Circuito Sesc de Jazz & Blues, que abriu sua temporada em Búzios, em maio.

Serão cerca de 90 shows, totalmente gratuitos, dentro de uma programação artística reunindo nomes como pianista cubano Roberto Fonseca, o trompetista japonês Takuya Kuroda, a baixista dinamarquesa Ida Nielsen, saxofonista Leo Gandelman, a banda A Cor do Som e muito mais, tendo como objetivos estimular o interesse pela música de alta qualidade, a formação de plateia e criar oportunidades para o público conferir de perto alguns dos maiores nomes do jazz, blues e da música instrumental internacional e nacional e de bandas de novos talentos.

“Além de ser um convite ao visitante de dentro e de fora do estado para desfrutar o que temos de melhor em nosso Rio de Janeiro, os festivais culturais e de gastronomia são importantes para fomentar a economia turística regional, através do incremento de fluxo, melhora dos índices de ocupação, movimentação dos restaurantes e do comércio. Em períodos de eventos como esse chegamos a ter um incremento médio de 30% na ocupação hoteleira nos destinos onde acontecem”, comenta Paulo Michel, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).

Receba nossas newsletters