Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Política

FBHA expressa apoio à campanha ‘Todo Brasil é Turismo’

Alexandre Sampaio - Créditos Pedro Gelio (10)

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Pedro Gelio)

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) se aliou à causa e apresentou, publicamente, o seu apoio à campanha intitulada “Todo Brasil é Turismo”, com o intuito de celebrar o Dia Nacional do Turismo e, além disso, valorizar o trade que, desde o início da pandemia, sofre com perdas progressivas dentro do setor. A campanha “Todo Brasil é Turismo” foi criada pelo G20+, grupo que reúne as principais entidades dentro do trade, em âmbito nacional.

“O Turismo movimenta o Brasil. Quando as atividades ficam estagnadas, a renda de milhões de famílias é afetada. Apenas no ano passado, tivemos uma perda de 35,5 mil estabelecimentos, o que foi considerado o maior prejuízo anual desde 2016. Por isso, essa campanha se torna extremamente necessária e, sem dúvidas, possui o nosso apoio. A cada novo mês, aumentamos ainda mais os prejuízos para o segmento, o que impacta a vida dos brasileiros de uma forma drástica”, contextualiza Alexandre Sampaio, presidente da entidade.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os setores que mais registraram perdas operacionais, em 2020, foram os setores de Alimentação Fora do Lar e de Hospedagem, acumulando perdas de 28,61 mil e 3,04 mil, respectivamente. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram eliminados 397 mil postos formais de trabalho dentro das atividades turísticas, sendo considerado um recuo de 12,8%.

“Essa campanha busca reverter esse cenário. Queremos que o setor tenha voz e mostre a sua relevância dentro de todo território brasileiro. Dependemos do avanço da vacinação para a retomada, de fato, começar, entretanto, pequenas ações fazem diferença. Alimentar o comércio, como um todo, é uma forma de minimizar a crise econômica que estamos enfrentando”, pontua Sampaio.

 

Receba nossas newsletters