Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Política

FBHA ganha na justiça da CNTur e permanece coordenada pela CNC

Alexandre Sampaio, presidente do Conselho Nacional de Turismo da CNC

Alexandre Sampaio, presidente da FABHA e do do Conselho Nacional de Turismo da CNC

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) obteve nesta segunda-feira (5) mais uma vitória na Justiça do Trabalho sobre a Confederação Nacional do Turismo (CNTur). A decisão concedeu à FBHA liberdade sindical para se associar e filiar à confederação que melhor lhe represente. Assim, a federação continuará sendo coordenada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A decisão está de acordo com escolha do seu Conselho de Representantes. No entanto, desde 2010, a CNTur tenta obrigar a FBHA a se filiar e ser coordenada por ela, solicitando ao Judiciário que a declare como única entidade sindical patronal representante do setor.

No entanto, em todas as instâncias, a Justiça do Trabalho reafirmou a prerrogativa da federação. A tentativa da CNTur de levar a discussão para o STF foi negada e ainda houve a aplicação de multa por apresentação de recurso protelatório.

“Mais uma vez, a Justiça do Trabalho prezou pela liberdade sindical garantida na Constituição Federal. Trabalhamos em prol do turismo e na defesa dos nossos ideais”, disse o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.

Receba nossas newsletters