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Hotelaria / Parques e Atrações

Flexibilidade e crescimento norteiam retomada da Universal no Brasil em 2023; veja novidades

Universal

Marcos Barros, vice-presidente de Vendas e Marketing da Universal Destinations & Experiences para América Latina

SÃO PAULO – Marcos Barros, vice-presidente de Vendas e Marketing da Universal Destinations & Experiences para América Latina. Notou algo diferente no cargo do VP brasileiro baseado em Orlando? O que era Universal Parks & Resorts agora é Universal Destinations & Experiences. A mudança traduz justamente este novo momento da empresa que começa a ir além dos complexos de parques temáticos e hotéis espalhados pelo mundo.

Uma grande justificativa para esta mudança pode estar na experiência permanente e totalmente nova em Las Vegas, criada pelos idealizadores do Halloween Horror Nights, o evento global de Halloween considerado o mais popular do mundo, como anunciamos aqui no M&E em janeiro. O conceito original dará vida ao vasto catálogo de filmes clássicos de terror da Universal e aos contos mais aterrorizantes da atualidade fora de qualquer complexo localizado nos EUA.

“Sempre foi tudo baseado em parques e hotéis, mas estamos evoluindo para experiências. Las Vegas é um exemplo palpável disso. Não é parque, não é hotel, e sim uma experiência fora daquele tradicional complexo de parques que temos pelo mundo. Por isso, estamos mudando o nome da nossa divisão de Parks & Resorts para Destinations & Experiences, unindo destinos e experiências, o que mostra um pouco da nossa visão de expansão e crescimento”, disse o vice-presidente.

Marcos Barros está no Brasil. Veio visitar os grandes parceiros e alinhar estratégias com seu time baseado por aqui. Em entrevista ao M&E no escritório da Universal, em São Paulo, o vice-presidente contou tudo sobre este novo momento, que engloba não só experiências fora dos complexos de Orlando e Califórnia, mas também a chegada de atrações de peso nas costas Leste e Oeste dos Estados Unidos. Mas, vamos por partes.

Flexibilidade e Crescimento

2 Universal Orlando Resort Flexibilidade e crescimento norteiam retomada da Universal no Brasil em 2023; veja novidades

Ingresso 3-Park Explorer é sinônimo de flexibilidade em Orlando (Divulgação)

Os nomes acima poderiam muito bem ser a nova divisão da Universal no Brasil. A dupla “Flexibilidade e Crescimento” é o que norteia os investimentos da empresa no mercado brasileiro. A flexibilidade tem a ver com os hotéis da Universal, com todas as facilidades que já conhecemos bem (não é mesmo, agente de viagens?), mas também tem a ver com os ingressos que os brasileiros têm a disposição para visitar a Universal sem precisar de reservas e dias certos para isso.

“O brasileiro vai pagar um preço fixo durante o ano todo, sem variação de data e, o mais importante, sem a necessidade de reserva. Não é preciso entrar em um aplicativo para reservar sua ida ou até mesmo uma atração no dia seguinte”

“E o ingresso que vendemos exclusivamente no Brasil é o 3-Park Explorer, que proporciona 14 dias de visitas ilimitadas aos três parques do Universal Orlando Resort. O brasileiro vai pagar um preço fixo durante o ano todo, sem variação de data e, o mais importante, sem a necessidade de reserva. Não é preciso entrar em um aplicativo para reservar sua ida ou até mesmo uma atração no dia seguinte”, disse Marcos Barros. “E o 3-Park Explorer tem o mesmo preço do que o 2-Park Explorer, ou seja, o Volcano Bay, nosso parque aquático, acaba saindo de graça nesta promoção”, completou.

Outro ponto “flexível” está ligado aos hotéis do complexo (são oito unidades, com 9 mil quartos e quatro categorias). “Temos os três hotéis da categoria “Premier” que oferece, sem custo adicional, o Universal Express, passe para evitar filas nas principais atrações dos parques, além da entrada antecipada, do transporte gratuito aos parques, entrega das compras feitas nas lojas da Universal  diretamente no quarto do hotel, a comodidade de estar muito perto dos parques e também de outras atrações de Orlando, o que faz com que a hotelaria da Universal seja muito bem vista e desejada pelos brasileiros”, destaca.

“A flexibilidade combinada a experiência é que nos coloca nesta categoria única. Queremos ser diferentes e os turistas, por sua vez, precisam de férias tranquilas e relaxadas. Estamos aqui para facilitar isso”

“A flexibilidade combinada a experiência é que nos coloca nesta categoria única. Queremos ser diferentes e os turistas, por sua vez, precisam de férias tranquilas e relaxadas. Estamos aqui para facilitar isso, para que eles possam se conectar, curtir em família, sem essa preocupação de fazer reservas, por exemplo”, destacou Marcos Barros.

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Gabriella Cavalheiro e Marcos Barros, da Universal

Já o crescimento engloba toda a expansão do Halloween Horror Nights para Las Vegas, da chegada do Super Nintendo World à Califórnia e da chegada da nova área temática dos Minions à Orlando. “Estamos evoluindo para as experiências. Las Vegas é um exemplo tangível disso, porque não é destino de parque, não é de hotel, mas é uma experiência da Universal fora dos complexos. Com essa visão de crescimento e expansão, nosso CEO anunciou recentemente a mudança da nossa divisão de Parks & Resorts para Destinations & Experiences”, revelou o VP da Universal.

MINION LAND – A nova área temática dedicada aos Minions será aberta ainda este ano, com direito a uma nova atração que é baseada justamente no último filme da Saga, “A origem de Gru”. Nela, os visitantes irão passar por um grande teste interativo para ver se o passageiro tem aquilo que é preciso para se tornar justamente um membro destes vilões do The Vicious 6. A nova atração ficará bem em frente a “Minion Mayhem”, englobando uma área toda nova, com direito a cafeteria e com todo um caminho temático, assim como vemos na área Springfield, de “Os Simpsons”. Minions Land será a atração mais relevante do Universal Orlando Resort em 2023.

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Chegada do Super Nintendo World à Califórnia é um dos grandes destaques da Universal para 2023 (Divulgação)

SUPER NINTENDO WORLD – Inaugurada na Califórnia, a área é uma adição super importante para o Universal Studios Hollywood. De acordo com Marcos Barros, a marca Nintendo é muito forte e multigeração, com famílias inteiras se divertindo juntas. É uma área grande, totalmente tematizada, com uma atração tecnologicamente avançada, com realidade aumentada e muita interação, na qual as famílias competem juntas.

Volume de brasileiros nos hotéis da Universal já supera o pré-pandemia

Dockside Inn and Suites 2 Bedroom Suites Flexibilidade e crescimento norteiam retomada da Universal no Brasil em 2023; veja novidades

Quarto do Dockside Inn (Divulgação)

Uma excelente notícia devidamente celebrada pelo time da Universal: hoje, há mais brasileiros hospedados nos hotéis do complexo de Orlando do que antes da pandemia. “De fato nosso share aumentou muito aqui no Brasil. Em termos de vendas de hotelaria, já superamos os níveis de 2019, o que acaba fazendo o brasileiro prestar mais atenção ao Universal Orlando Resort como um todo, como um centro de férias em Orlando, concentrando suas atividades e priorizando os parques da Universal”, disse Barros.

Cabana Bay e Universal’s Endless Summer Resort (Dockside Inn e Surfside Inn) continuam sendo os mais procurados pelas famílias brasileiras. “Tem valido muito a pena ficar em um dos nossos oito hotéis, ainda mais nos recentes Dockside Inn e Surfside Inn, da categoria Value, que têm um preço mais acessível, mas é um produto de altíssimo nível se você comparar com hotéis da mesma categoria fora do complexo, isso sem contar todos os benefícios”, destacou Marcos.

“Em termos de vendas de hotelaria, já superamos os níveis de 2019, o que acaba fazendo o brasileiro prestar mais atenção ao Universal Orlando Resort como um todo, como um centro de férias em Orlando”

No geral, englobando também os parques, o VP afirmou que a Universal está bastante otimista com a recuperação e resposta do mercado brasileiro neste pós-pandemia. “Devemos fechar o ano aos níveis de 2019. A visitação dos parques em geral ainda não chegou aos níveis de 2019, mas a recuperação em 2022 ficou dentro do nosso planejado. Temos um longo caminho. E sempre digo que os sonhos não se cancelam, se adiam”, frisou Barros.

Halloween Horror Nights vem se tornando popular no Brasil

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Halloween Horror Nights acontecerá de 1º de setembro a 31 de outubro, em noites selecionadas (Divulgação)

“Antigamente, víamos no Brasil as pessoas viajando para Orlando em outubro, durante o Halloween, e que acabavam aproveitando o evento, muitas vezes, porque o agente de viagens oferecia o produto. Agora, as famílias estão se programando justamente para viajar nesta época. Virou um pico de visitação dos brasileiros”. Quem afirma é Gabriella Cavalheiro, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Universal no Brasil, que acompanhou Marcos nesta entrevista.

Sua afirmação mostra que o Halloween Horror Nights, que têm décadas de história e que nesta edição de 2023 conta com duração recorde de 44 noites, além de novas casas assombradas, zonas de medo cheias de criaturas ameaçadoras e muito entretenimento, de 1º de setembro a 31 de outubro, em noites selecionadas, caiu no gosto do brasileiro. “Os agentes de viagens estão vendendo muito bem antecipadamente aqui no Brasil. É uma atração única que fala muito sobre a nossa marca”, completa Barros.

Universal and U está de volta em agosto

Renato Gonçalves da Universal Flexibilidade e crescimento norteiam retomada da Universal no Brasil em 2023; veja novidades

Renato Gonçalves em um dos treinamentos do Universal and U

O tradicional evento de capacitação “Universal and U” está de volta em 2023. O primeiro evento desde o início da pandemia vai acontecer em agosto, em São Paulo, e com certeza vai reunir centenas de agentes de viagens. Além disso, a Universal recentemente também retomou as capacitações presenciais, o que cria um modelo híbrido, já que os treinamentos virtuais têm a sua importância por atingir um número muito maior de agências de diferentes partes do Brasil.

Ainda há o Universal Partner Community para os agentes de viagens do mundo inteiro, com treinamentos online, além de acesso a vídeos e informações sobre parques e hotéis.

“A relevância do agente de viagens cresceu muito neste mundo pós-pandemia. E a gente sempre esteve muito engajado neste período, com reuniões virtuais, para que pudéssemos manter os agentes informados e assim estivessem prontos para vender Universal na época da reabertura. Os agentes sempre foram nossa prioridade. E agora aumentamos o foco neles em função dessa nova tendência de buscarem mais o apoio de um profissional do Turismo”, finalizou Marcos Barros.

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