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Feiras e Eventos / Hotelaria

Fohb debate tendências pós-vacina: vendas digitais alcançam 44% em 2020

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O evento fez parte do ciclo de debates “Trilhas de Conhecimento” a ser realizada mensalmente ao longo de 2021 até novembro

O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), realizou na manhã da última quarta-feira (26), o webinar “Bleisure, nomadismo digital e viagens revanche: você está preparado para o turismo pós-vacina?”, com a participação do presidente executivo do Fohb, Orlando de Souza; a fundadora e sócia-diretora da Mapie, Carol Haro; André Sena, chief digital officer da Accor e Daniel Pereira, gerente da Equipotel.

O evento fez parte do ciclo de debates “Trilhas de Conhecimento” a ser realizada mensalmente ao longo de 2021 até novembro, quando a jornada termina em um evento híbrido no hotel Transamérica São Paulo em 18 de novembro.

Dando início ao debate, Carol Haro explicou que todas as tendências apresentadas durante o webinar, já estavam em curso e apenas foram aceleradas pela pandemia. Uma dessas adaptações é a presença do online no turismo, que, de acordo com dados da Phocuswrith, em 2019, 43% das vendas de viagens foram feitas de forma digital, sendo o volume total de vendas em R$ 19,1 bilhões. Já em 2020, as vendas de forma digital subiram para 44%, por outro lado, o volume total de vendas caiu 67%.

Em relação ao bleisure, a pesquisa Insights para o Turismo, publicada no final de 2020 pelo TRVL Lab, afirma que 38,5% dos brasileiros viajaram a lazer desde o começo da pandemia contra 11,96% das viagens a negócios. Semelhantemente, 96,03% dos brasileiros gostam de viajar a trabalho para conhecer novos lugares e aproveitar do destino. Porém, 85,43% sentem saudades da família. O segundo ponto evidenciado no debate foi o nomadismo digital.

Apesar do Brasil receber uma nota de 4.3 de 5 na avaliação da Digital Nomad Hub dos estrangeiros que desejam trabalhar remotamente, enquanto aproveitam para conhecer e visitar o país, os convidados apontam que o Brasil ainda tem desafios a vencer no nomadismo digital. O principal desafio é a falta de profissionais que falam o inglês, seguido pela burocracia para a permanência dos turistas e, por fim, a falta estrutura tanto de tecnologia quanto de locomoção. “O país ainda depende muito do transporte aéreo e deslocar-se dentro do país pelas rodovias e estradas ainda é muito difícil”, expõe Orlando de Souza.

Um fator relevante demonstrado no evento é que, após um ano de pandemia, o desejo de viajar aumentou. A pesquisa da TRVL Lab 2020 demonstra que 90% gostam muito da oportunidade de viajar e conhecer novos lugares e 80,08% sentem-se mais felizes que o habitual durante as viagens. Além disso, segundo a pesquisa Pulso Turismo Covid-19, também do TRVL Lab, recém-publicada, 47,49% dos brasileiros têm alta probabilidade de fazer uma viagem a lazer nos 6 meses após receberem as vacinas. Para as viagens de negócios, esta probabilidade é de 33,23% no mesmo período.

Ainda de acordo com o documento, os destinos mais desejados pelos brasileiros na retomada são as cidades da região nordeste do Brasil seguido por praias regionais. Internacionalmente, lideram o ranking Europa e América do Sul.  A última questão destacada foi a vacinação em massa. “ O que está faltando no país é a vacina, só assim o turismo irá se recuperar. Além de que devemos ter uma união para cobrar isso”, finalizou Carol Haro.

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