Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Malai Manso Resort valoriza sustentabilidade com ações que buscam impacto ambiental zero

DSC_0021

Estação de Tratamento de Efluentes devolve água ao lago com 98% de pureza

CHAPADA DOS GUIMARÃES – O desenvolvimento de um turismo sustentável, que abrange ainda a valorização e disseminação de práticas sustentáveis e ecológicas entre seus colaboradores e hóspedes, é uma das iniciativas que faz parte dos valores do Malai Manso Resort, localizado no município de Chapada dos Guimarães-MT. Através de ações, entre elas o projeto ECO Malai, e do compromisso em atender as diretrizes do Plano Básico Ambiental, a gerência de Gestão Ambiental do resort tem como meta alcançar impacto zero no meio ambiente.

Para tanto, seis programas já estão em operação, apesar das dificuldades relacionadas à questão cultural em temas como sustentabilidade, reciclagem, tratamento de efluentes e preservação da fauna no Estado do Mato Grosso. “A visão ambiental limitada de sustentabilidade na região era nossa maior dificuldade e preocupação, mas a realidade hoje está mudando. O Malai Manso está um passo à frente e já se tornou referência no estado em razão das boas práticas ambientais”, observou a gerente de Gestão Ambiental, Monaliza Sehn.

O parque solar do Malai Manso com 6.616 placas modelo Polycristalino instaladas e em operação há um ano, talvez seja o melhor exemplo de sustentabilidade do empreendimento. O resort foi o primeiro do Brasil a operar 100% com energia solar própria e também a ter a maior instalação fotovoltaica (obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade) no Mato Grosso. A tecnologia limpa usada para a obtenção de energia elétrica proporciona uma geração de 350.000 KWH mensais de energia e redução da emissão de CO2.

A preservação da fauna local, em particular das capivaras que vivem livremente à beira do Lago do Manso e banhados do resort, é um dos compromissos assumidos para o PBA operacional. Tem por objetivo acompanhar os impactos decorrentes da operação do Malai Manso e desta maneira, propor medidas mitigadoras, preventivas e corretivas para a conservação da fauna local e a segurança dos hospedes e colaboradores. 

DSC_0025

Adubo produzido na compostagem é usado na horta e paisagismo do resort

Reciclagem, compostagem e efluentes

O Malai Manso também cuida da reciclagem de papel e todo o plástico reciclável produzido. O valor arrecadado com a venda do material reciclável é revertido em benefício dos funcionários, que contribuem de maneira colaborativa e decisiva para o sucesso do programa no destarte de itens como copos de plástico, por exemplo.

Os canudos plásticos já foram substituídos por recicláveis e as garrafas de água de plástico serão bem reduzidas em número após a instalação de bebedouros em boa parte da área externa do resort. A partir deste ano, a ideia da gerência de Gestão Ambiental é intensificar a participação de hóspedes nos programas de sustentabilidade, como o Pense Verde, de economia de água usada na lavagem de lençóis e toalhas.

Todos os resíduos orgânicos descartados vão para compostagem. O adubo produzido é reutilizado no paisagismo e na produção de alimentos orgânicos na horta do Malai, que entre outras variedades produz frutas, hortaliças e plantas medicinais.

Todo efluente gerado no empreendimento passa por tratamento biológico na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto. Removem as cargas poluentes do esgoto em até 90% devolvendo ao ambiente através das valas de infiltração um efluente tratado e em conformidade com os padrões exigidos pelas normas e legislações ambientais.

Cabe ressaltar ainda que o paisagismo é composto por mais de 4 mil espécies de arvores nativas e frutíferas. As espécies foram escolhidas para enriquecer a beleza do resort, ter alimentos para os animais silvestres, realizar a estabilização biológica do solo e promover um clima mais agradável para realizar caminhadas e realizar atividades externas.

Dentro do programa de sustentabilidade do Malai Manso o prestígio e empenho da diretoria, funcionários, colaboradores, da fauna local e do próprio resort estão representados pelos seis mascotes que formam a Turma do Malaizinho e fazem a alegria das crianças: Dona Capi, Professor Tuca, Lobito, Lorema e Cicinha.

Receba nossas newsletters