Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Política

Presidente da ABIH Nacional volta a citar concorrência desleal do Airbnb

Manoel Linhares presidente da ABIH Nacional 1 Presidente da ABIH Nacional volta a citar concorrência desleal do Airbnb

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional (Eric Ribeiro/M&E)

BRASÍLIA – O presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH Nacional), Manoel Linhares, voltou a criticar a atuação da empresa Airbnb no Brasil. Ele participou da primeira reunião do Conselho Nacional do Turismo, neste sábado (16), durante o Salão Nacional do Turismo. Com a palavra, Manoel comentou sobre a recente parceria firmada entre Airbnb e Embratur e lembrou da concorrência desleal criada por aplicativos que alugam casas e apartamentos por temporada.

“Não somos contra a tecnologia, mas queremos o poder igualitário. A hotelaria gera emprego, desde a compra do terreno, até o início das atividades, trabalhamos os três turnos e o que ocorre? Hoje temos uma concorrência desleal. Para se ter uma ideia, Maceió tem hoje 72 edifícios sendo construídos com intuito de colocar os apartamentos nestes aplicativos. Não tem hoje uma capital do Nordeste que não tenha empreendimentos prontos para serem alugados via Airbnb”, destacou o presidente.

“Não somos contra a tecnologia, mas queremos o poder igualitário. A hotelaria gera emprego, desde a compra do terreno, até o início das atividades, trabalhamos os três turnos e o que ocorre? Hoje temos uma concorrência desleal”

Por outro lado, os hotéis já em atividade pagam IPTU diferenciados, cerca de quatro vezes mais que o normal, pagam ISS e têm que lidar com uma das maiores cargas tributárias do Brasil, segundo Linhares. “E ainda pagamos Ecad e temos que ter um número obrigatório de quartos acessíveis em cada unidade. Vamos marcar uma reunião com Marcelo Freixo, já que a Embratur tem que estar ao nosso lado, ao lado de quem cria vagas de trabalho, de quem paga impostos”, destacou Manoel Linhares.

O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

Roberto Gevaerd Embratur e Manoel Linhares da ABIH Nacional Presidente da ABIH Nacional volta a citar concorrência desleal do Airbnb

Roberto Gevaerd, Embratur, e Manoel Linhares, da ABIH Nacional, conversaram após a reunião (Eric Ribeiro/M&E)

Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação na Embratur, representou o presidente Marcelo Freixo na reunião. “A Embratur já conversou com a ABIH Nacional, com BLTA, com Resorts Brasil, Unedestinos, Abear, Iata, e aplicamos todos os nossos esforços para contribuir com o turismo. Vamos marcar essa reunião. A parceria com a Airbnb foi uma ação pontual, mas podemos conversar para criar ações conjuntar a fim de fortalecer o setor hoteleiro”, frisou Roberto.

O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

Receba nossas newsletters