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Turismo de luxo cresce 12% e fatura mais de R$ 2,2 bilhões no Brasil em 2022

Simone Scorsato Foto Leda Abuhab e1677695564661 Turismo de luxo cresce 12% e fatura mais de R$ 2,2 bilhões no Brasil em 2022

Simone Scorsato, CEO da BLTA (Leda Abuhab/Divulgação BLTA)

Dados divulgados pela Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), nesta quarta-feira (30), através do Anuário BLTA 2022, revelam um crescimento de 11,96% no turismo de luxo em todo o Brasil, com faturamento superior a R$ 2,2 bilhões. Realizado em parceria com o Senac São Paulo, o levantamento também destaca a expansão da oferta de unidades habitacionais, que agora soma mais de 1 milhão de hospedagens, e o investimento em boas práticas socioambientais.

Os dados, como um todo, confirmam a percepção de mais de 80% dos 60 associados: 2022 foi marcado por saldos positivos em diversas frentes do mercado da hotelaria de luxo. O faturamento conjunto dos 55 hotéis e cinco operadoras de hospedagens que compõem a BLTA foi de R$ 2,226 bilhões, um crescimento de 11,96% em relação ao resultado de 2021.

Apesar do RevPAR (receita por quarto disponível) ter registrado índice 12% menor em relação ao ano anterior, a percepção de redução da taxa de ocupação geral deve ser ponderada, quando confrontada com o incremento do volume de unidades, 15,3% maior do que em 2021.

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Dados do Anuário BLTA 2022 (Divulgação)

Outro destaque positivo acentuado no levantamento da BLTA diz respeito ao total de unidades habitacionais disponíveis no mercado de hotelaria, saltando de 824.900, em 2021, para 1.089.890, em 2022, uma evolução de 32,1%. Já o total de hóspedes por dia saltou de 2.401, em 2021, para 2.664, em 2022, um crescimento de 11%

O Anuário BLTA 2022 também revela que hotéis, pousadas e resorts sediados em destinos naturais e no campo tiveram maior taxa de ocupação no quadrimestre compreendido entre junho e setembro, na temporada de Inverno. Já para a rede de hospedagens de luxo com atuação em destinos litorâneos, o maior período de ocupação ocorreu entre outubro e abril. Já os hotéis sediados em grandes centros urbanos tiveram um incremento de 50% nas taxas de hospedagem durante o segundo semestre de 2022.

“O resultado positivo reflete a expansão da oferta de unidades habitacionais para o mercado de luxo, com a ampliação de equipamentos e novos associados, além de um aumento da entrada de estrangeiros no Brasil, em relação ao ano passado”, analisa Simone Scorsato, CEO da BLTA.

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