Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

IOF sobre compra do dólar aumenta para 1,1%; entenda

O IOF sobre a compra do dólar e outras moedas estrangeiras em espécie era de 0,38% antes do decreto

Antes do decreto, o IOF sobre a compra do dólar e outras moedas estrangeiras em espécie era de 0,38%  Foto: Marcello Casal JR/ Agência Brasil

A compra do dólar e outras moedas estrangeiras em espécie passará a ter uma tributação maior, conforme foi publicado no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (02/05). O decreto presidencial elevou de 0,38% para 1,1% a alíquota do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) cobrado na compra de moedas estrangeiras.

O texto ainda definiu alíquota zero de IOF no caso de encerramento de operações simultâneas de câmbio para ingresso de recursos no país, que tenham origem na mudança de regime do investidor estrangeiro, de investimento direto para investimento em ações negociáveis em bolsa de valores.

Segundo informações do G1, o governo federal ainda não explicou porque elevou a alíquota do IOF para a compra de moedas estrangerias em espécie, e também não informou quanto pretende arrecadar. A medida passará a valer nesta terça-feira (30/05), de acordo com o Ministério da Fazenda.

Receba nossas newsletters