Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Marcelo Freixo avalia situação e papel da Embratur em dez temas; confira

marcelo freixo embratur youtube reprodução

Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Reprodução/Youtube)

No início da semana, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esteve no Rio de Janeiro reunido com uma parte importante do trade fluminense. Na ocasião, ele revelou muitas das suas opiniões sobre o setor turístico do País e ainda deixou clara a forma como vai conduzir a Embratur nos próximos anos. Para que você conheça melhor a opinião do dirigente, listamos abaixo 10 pontos citados por ele. Confira. 

1 – Equipe da Embratur

Quem estava na equipe e tem perfil técnico será mantido, não haverá caça às bruxas. A Jaqueline Gil, diretora de Marketing, por exemplo, foi indicada pelo mercado, pelo seu perfil técnico. Eu não a conhecia antes. Assim como a Renata Haje, que ficará responsável pela captação de recursos; a Camila Sousa, que permanecerá na coordenação do escritório da Embratur no Rio; a Mariana Aldrigui, o Bruno Reis. Temos que associar a boa política à capacidade técnica do setor. Teremos uma equipe mais enxuta, mas com mais capacidade técnica. 

2 – Participação nas feiras internacionais

O Brasil está muito mal nas feiras em termos de estética e programação. O Bruno Reis será o responsável agora por isso. Na Fitur, por exemplo, eu cortei metade das pessoas que “iriam passear” na Espanha. Isso vai ser a norma e a forma do Brasil funcionar. Em Lisboa e Berlim estaremos presentes, mas em ambos os casos a participação foi organizada pela gestão anterior. Já na WTM de Londres quero que passe a funcionar um novo modelo, prezando pela integração da Embratur com os estados. A promoção do nosso País não pode ser feita de maneira isolada. Vamos requalificar a participação do Brasil nas feiras. 

3 – Marca Brasil   

No último governo, sem qualquer estudo, trocaram a marca da aquarela, colocaram Brasil com “z” e uma frase em inglês (visite e nos ame) que foi muito mal vista por conta de sua dupla conotação. Isso tudo será revisto, vamos fazer uma atualização de marca, mas baseados em estudos.     

4 – Recursos

A Embratur precisa ter uma gestão sustentável. Hoje o caso é grave. Não se faz promoção sem recursos. Embratur se tornou uma empresa social autônoma, então ela não está no orçamento e lamentavelmente o governo não criou um lugar para que a Embratur tenha sustentabilidade, nem para o seu pagamento de salários, muito menos para promoção. O que temos hoje é uma parceria com o Sebrae, mas queremos chamar todo o Sistema S que tem uma relação direta com o turismo que é parceiro da Embratur para que a gente tenha sustentabilidade.  O Brasil vai lucrar muito, vai gerar emprego e desenvolvimento se tiver capacidade de promoção. 

Só para se ter uma ideia, o México investe em média US$ 240 milhões de dólares em promoção, o Peru investe US$ 50 milhões, a Colômbia US$ 30 milhões e o Brasil US$ 14 milhões. Sei que não vamos ter os US$ 240 milhões do México, então precisamos gastar a nossa verba com inteligência. Tenho certeza que no Governo Lula nós vamos garantir recursos e sustentabilidade para a Embratur. No último relatório do Canadá, para cada US$ 1 investido no turismo, US$38 voltaram para a economia do Canadá e é essa lógica que queremos seguir aqui no Brasil. 

 5 – Ligações aéreas

Já me reuni com a Abear e com as principais companhias. As empresas aéreas hoje se preocupam muito mais em levar os brasileiros para fora, do que em trazer turistas. Acho ótimo, mas o que vai gerar emprego e renda é trazer os visitantes internacionais para cá. Em relação ao Aeroporto do Galeão, ressalto que é fundamental para qualquer perspectiva de turismo no Rio de Janeiro recuperá-lo. Não teremos turismo internacional de volta ao Rio se dependemos do Santos Dumont (SDU). A Embratur será aliada do Rio de Janeiro na recuperação do Galeão. 

6 – Escritórios no estados

Não há representatividade física nos estados, mas acho importante que a Embratur tenha escritório no Rio de Janeiro. Assim que tivermos recursos, certamente teremos uma sede física e acredito que isso aconteça ainda neste ano. 

7 – Recebimento de turistas internacionais

A pandemia atingiu o mundo inteiro, mas se você olhar o Peru, a Colômbia, a Argentina, eles já recebem mais turistas internacionais que o Brasil e eles também viveram a pandemia, se recuperaram mais rapidamente que o Brasil, que possui um potencial enorme, com dimensão continental e capacidade para atrair turistas do mundo inteiro. O que falta é promoção, qualidade da informação e investimento. E isso a gente vai fazer. Estamos no patamar atual de três milhões e a nossa meta é dobrar isso agora, alcançando os seis milhões e então passar essa quantidade. Sem dúvida nenhuma, com esse pacto que estamos fazendo com toda a sociedade civil do turismo, vamos conseguir. 

8 – Falta de dados

Não temos informações detalhadas e diagnóstico da realidade do recebimento de turistas internacionais no Brasil. Contratei Mariana Aldrigui e dois outros professores da USP para levantar os dados que precisamos. Hoje não temos informações suficientes para traçar estratégias corretas e isso vai mudar. 

9 – Gestão

O quadro que encontramos foi a maior crise da história da Embratur. Em dezembro e janeiro, quando a eleição já havia terminado, foram nomeadas e promovidas 37 pessoas na Embratur e isso representa um prejuízo de R$ 3,7 milhões com as demissões. Evidente que anulamos essas promoções e mandamos essas pessoas embora. Todas as demissões foram analisadas caso a caso, todas as pessoas sérias permanecem. 

10 – Recado ao trade

Meu projeto é ficar quatro anos à frente da Embratur. Esse é um momento positivo para a reconstrução da imagem do Brasil lá fora. A Embratur está aberta, portanto, usem a Embratur. Procurem a gente. Estou à disposição de vocês. Temos como sair da crise e estou trabalhando nisso. Turismo é comida no prato. Turismo é desenvolvimento, é renda. Precisamos que o mundo volte a visitar o Brasil. O Brasil que a gente quer é o Brasil que temos que mostrar para o mundo. A Embratur é decisiva e estratégica para isso. Estamos recuperando e limpando a Embratur. Abrindo amplo diálogo com a sociedade. 

Receba nossas newsletters