Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Parques e Atrações

Minimundo de Gramado inaugura réplica em miniatura do Museu Paulista

O Parque Mini Mundo inauguranesta segunda-feira, 13, às 17 horas, sua mais nova atração: o Museu do Ipiranga. Autoridades do governo paulista estão entre os mais de 200 convidados para o evento. Escolhido pela importância histórica do prédio e a estética da construção, o Museu Paulista, como também é conhecido, trata-se de um complexo riquíssimo do ponto de vista artístico e um dos espaços turísticos mais conhecidos do Estado de São Paulo. Esta nova peça possui 120 metros quadrados e já encanta todos os turistas que passam por Gramado. A réplica do prédio construída pela Oficina Mini Mundo foi projetada em oito meses e edificada em aproximadamente um ano.

Neste mês de agosto, além da inauguração da nova peça, comemoram-se os 100 anos de nascimento de Otto Höppner – o patriarca da família e fundador do Hotel Ritta Höppner e do Mini Mundo. As experiências de vida do imigrante deixaram como legado o compromisso de compartilhar a alegria e a felicidade da infância, que estarão sempre presentes no coração das pessoas que visitam o parque. Atendendo a um pedido dos netos, Adriana e Guilherme, ele construiu, junto com seu filho Heino, uma casinha de bonecas e um pequeno conjunto de castelos, com trenzinhos em miniatura, no jardim em frente ao hotel. Pensando em dividi-los com os hóspedes quando as crianças crescessem, seguiram a construção do pequeno parque, que passou a ser conhecido e considerado uma visita obrigatória em Gramado. Finalmente, em dezembro de 1983, atendendo a inúmeros pedidos e seguindo moldes de outros parques europeus, o Mini Mundo foi aberto ao público.

No mundo mágico do Mini Mundo, as miniaturas são reproduções de obras arquitetônicas reais, exibidas em cenários que formam uma pequena cidade em movimento. As construções – mais de 200 – ganham vida através da sonorização e da presença de cerca de 2.500 mini-habitantes, também em escala reduzida, e suas ferrovias, rios e estradas permitem a integração do centro aos bairros e áreas rurais. Além das atrações, os visitantes do Mini Mundo têm a oportunidade de, a cada mês, participar de diversas atividades interativas.
Para alcançar essa riqueza de detalhes e deixar obras como o Museu Paulista perfeitamente replicado, o Núcleo de Engenharia da Oficina Mini Mundo realiza pesquisas e testes de materiais periodicamente. Cada uma das réplicas é construída a partir de plantas originais, que são seguidas com muito critério.

Receba nossas newsletters