Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Parques e Atrações / Política

MTur organiza revitalização de patrimônios culturais

O Ministério do Turismo está negociando com o Governo de Portugal a implementação de um projeto de proteção e aproveitamento turístico de imóveis com valor arquitetônico, patrimonial, histórico e cultural  que não sejam adequadamente explorados. A negociação acontece em cima do Programa Revive, que é português tem como objetivo conservar e valorizar o patrimônio público, com o intuito de aumentar a oferta turística do país.

Centro histórico de Salvador Foto: divulgação

O programa vai reforçar a atratividade e a competitividade de destinos, além de proporcionar a geração de receitas adicionais

O secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos, afirma que o projeto será desenvolvido junto com a iniciativa privada. “O Brasil possui diversos patrimônios públicos subutilizados, até mesmo depredados, em adiantado estado de degradação. A ideia é trabalhar na recuperação desses imóveis através da realização de investimentos privados, por meio de concessões. Em hipótese alguma a visitação pública será proibida”, explica.

O programa vai reforçar a atratividade e a competitividade de destinos, além de proporcionar a geração de receitas adicionais. Com o avanço das tratativas entre Brasil e Portugal, será criado um Comitê Gestor Nacional do Revive Brasil. Composto por representantes do MTur; da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), ligada ao Ministério da Economia, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o grupo vai estabelecer critérios para a escolha dos patrimônios envolvidos.

O MTur vai divulgar o Programa Revive durante o Seminário Internacional Patrimônio + Turismo: potencial econômico do Patrimônio em sua dimensão turística e o 6º Encontro Brasileiro de Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, que serão realizados entre 23 e 25 de outubro, em Porto Alegre (RS).

Receba nossas newsletters